terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Queda do Gênero de Super Heróis na TV Americana


Quando Heroes surgiu em setembro de 2006, havia apenas uma série de TV no ar baseada no tema "super-heróis". Era Smallville, lançada em 2001 (no ar até hoje) contando a origem do Superman, o super-herói mais famoso do mundo. A série foi baseada inicialmente nos quadrinhos, mas seguiu seu próprio rumo trazendo personagens novos e situações um tanto bizarras (como o freak da semana). Em sua décima e ultima temporada, Smallville se tornou uma série madura (algo que ocorreu apenas de umas 3 temporadas pra cá) e pode ser considerada a mais bem sucedida no mundos dos super-heróis da atualidade.

O mesmo poderia ter acontecido com Heroes e tantas outras séries do gêneros que vieram depois. Em 2006 o tema estava esquecido, Smallville ia mal em termos de crítica e não havia outra série que disputasse o mesmo público. Quando a NBC começou a anunciar que lançaria a série, muitos se tornaram interessados nela e a crítica também prestou atenção. A história era nova, não foi baseada em quadrinhos ou qualquer outra criação anterior. Quando foi ao ar, realmente surpreendeu. A emissora ficou surpresa com os números, mais altos do que os esperados. Desde que suas sitcoms dos anos 90 chegaram ao fim, a NBC não emplacava nada tão grandioso.

E não é de se estranhar que Heroes tenha alcançado tanto sucesso. A fórmula era muito boa, personagens carismáticos, mistérios, ação e bons efeitos especiais. Cada episódio era uma surpresa agradável, dando mais vontade de continuar assistindo. Mas quando a formula desandou a audiência foi junto. Ao final de 4 anos os números de pessoas que assistiam caiu para quase 1 quarto dos números iniciais. A perda foi muito grande.

Mas os executivos de TV não se esqueceram daqueles 15 milhões de audiência que Heroes conquistou no começo de sua primeira temporada. A faixa etária entre 18 e 49 anos, considerada a mais relevante aos anunciantes, também era igualmente alta e isso levou a alguns destes executivos a tentar conquistar esse público orfão de Heroes. Ano passado a ABC, uma das 3 maiores emissoras americanas, comandada pela Disney e dona de séries como Grey's Anatomy e Desperate Housewives, fez uma tentativa com No Ordinary Family. A série centrada numa família que descobre ter super-poderes começou com audiência razoável, mas vem caindo a cada semana, chegando a 2011 com audiência pior do que a de Heroes em seus piores momentos (contando a faixa etária dos anunciantes).

É provável que No Ordinary não passe de sua primeira temporada, assim como outra série com o mesmo intuito, The Cape. Produzida pela NBC (tentando correr atrás do prejuízo mais uma vez) a série The Cape já começou com audiência ruim que só vem piorando. A crítica já a desmoralizou, apontando uma história fraca, atores ruins e efeitos especiais mal feitos. Se a intenção era ter um Heroes mais barato, mas com a mesma audiência de seus ultimos episódios, então ele falharam feio. Mesmo Heroes em seus piores dias não era tão ruim quanto essa nova série.

Com a pouca possibilidade de renovação dessas séries e com Smallville chegando ao seu final em maio, o público do gênero super-herói não terá mais nenhuma opção na TV americana. O estranho é que nos cinemas esse gênero ganha cada vez mais força, com várias adaptações dos quadrinhos sendo produzidas nesse momento (como Lanterna Verde, Thor, Capitão América, o novo Homem-Aranha, mais X-Men, mais Superman e Batman). É claro que nem todas elas farão sucesso, algumas já são apontadas como fracassadas antes mesmo de serem lançadas, mas fica claro que há de fato público para esse tema.

Qual o problema então com a séries de TV? Será a dificuldade de se manter a história por muito tempo? Ou a necessidade de gastar bastante com efeitos e elenco, deixa a série cara demais para seu canal? Acho que alguma lição pode ser aprendida com Smallville depois de 10 anos no ar. E muito se aprendeu com os altos e baixos de Heroes. Mas colocar isso na prática é o verdadeiro desafio de roteiristas e produtores. Quem conseguir a façanha pode comandar a maior e melhor série de super-heróis que já existiu.

13 comentários:

  1. Muito bom o texto, Amanda!

    Para mim, "Heroes" é a melhor série de super-heróis, mesmo em seus momentos mais fracos a série conseguiu me prender, e eu permaneci com ela até o fim. Ao contrário do que muitos dizem, não me arrependi em nenhum momento, pois "Heroes" me proporcionou ótimos momentos e foi a primeira série que eu acompanhei fielmente, e que me despertou para o mundo das séries de TV - nas quais eu fiquei viciado.

    "Smallville" eu vi poucos episódios, de vez em quando eu assistia pelo SBT, mas nunca achei grandes coisas. "No Ordinary Family" eu comecei a assistir, mas desisti com poucos episódios de tão ruim que a série é. E "The Cape" está indo pelo mesmo caminho, a série tem uma premissa que poderia render ótimas histórias, mas o roteiro é muito chato e os personagens, apáticos. Está no topo da minha lista de "desistências".

    Gosto muito do tema "pessoas com superpoderes", e ainda tenho a esperança de ver uma boa série sobre o tema, no mesmo nível de "Heroes" na primeira temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:22 PM

      Concordo com vc !! Heroes 4ever !! Best Series Ever !!

      Excluir
  2. Amanda, texto bacana de relevância ímpar e uma abordagem digna do blog.
    Eu assim como tantos outros, acompanhava Heroes sempre, e mesmo em seu momento mais obscuro, ainda assim acompanhava...

    Mas o fato é que as emissoras de televisão, nunca estiveram dispostas a manter um determinado trabalho. Vejo-as como mecenas que não conseguem retribuir o que as séries lhe deram... óbvio que muitas tendem a fracassar, mas também é fato, que no decorrer da trama eles insistem em fazer modificações muito bruscas e que acabam por fazer das séries que outrora eram interessantes, em verdadeiros fiascos...

    Mas eu particularmente, fiquei muito magoado por ver uma série como Heroes, acabar da forma que acabou... sem um final propriamente dito.

    Bem é isso.

    Abraços meus!!

    J.C

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto, Amanda..
    acompanho esse blog aqui desde sei lá, faz bastantee tempo e nunca desisti nem irei desistir de Heroes! uahsauh
    então, faço as palavras do Caio como minhas, falou tudo que eu falaria com puca diferença..
    que é: desisti de The Cape no segundo episódio! uahsau e que o que eu acho que dá errado nessas séries (especialmente em Heroes) é a grande abundância de possiveis rumos e histórias, e o que um gosta não é o que outros gostariam e por isso acho que não é possivel criar uma série assim que agrade a todos, com raras exceções, como a 1ª temporada de Heroes e as primeiras de Smallville, que pelo que eu ouvi são muito boas..

    ResponderExcluir
  4. Qual das adptações citadas ja são consideradas fracassadas??

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria e concordo, acho que os fãs de Séries que seguem o gênero Heroes, vão ficar órfãos!
    Apesar de Super-Heroís serem um tema que encanta e fascina muitas pessoas as séries e adaptações tem deixado a desejar e o publico, o que faremos agora?
    Acho que está na hora de alguém aceitar o desafio de renascer esse tema e "Botar pra quebrar"

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo1:27 AM

    Acho que podemos tentar separar o ideal do que é possível.

    Seria ideal que os executivos da NBC não fizessem tanta pressão a ponto de Heroes ser tão alterada da proposta inicial, que era um quadro totalmente renovado de personagens por temporada (isso iria evitar problemas de incompatibilidade de arcos e facilitaria a criação de novas histórias com personagens também novos). Seria ideal também que o criador da série buscasse histórias novas para os personagens. Claro que mudanças precisam ser feitas, mas que elas fossem feitas com criatividade e nexo, como na decisão de manter Sylar na série sem, no entanto, terem dado um sentido para ele.

    Mas há as coisas possíveis, e essas são: a busca por audiência que traga anunciantes para a emissora; eventuais problemas de relacionamento entre os atores e contratos de publicidade que prejudiquem o andamento da série; a mudança errada de tom da série, saindo de dramas pessoais com humor pertinente para esquecer totalmente os personagens e a saudosa criatividade.

    Mas Amanda, vem aí uma série sobre super heróis. A NBC comprou a ideia para modernizar a Mulher Maravilha. Anteriormente, todas as tvs recusaram a proposta, mas a NBC voltou atrás e apostou na ideia. Até o momento, informaram que ela vai ter os mesmos acessórios dos quadrinhos e que o tom vai ser no estilo de 'Buffy'. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Apesar da série da Mulher Maravilha ter sido engavetada, eu tenho piloto e vou ve-lo para fazer uma análise. Falamos dela aqui no blog, deu a impressão que estava muito fraca. Gostei muito do seu comentário, volte sempre para nossas discussões.

      Excluir
  7. Anônimo4:20 AM

    O que diz aquela mensagem do tim kring na página oficial da serie ? Sou péssimo em ingles ... Ele falou alguma coisa sobre Heroes em novembro ... Alguem olha isso pra mim

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo1:27 PM

    Se puder mostrar o link...

    ResponderExcluir
  9. aaah, vale ressaltar também que tem outra série de pessoas com super poderes e que tem feito bastante sucesso: Misfits.
    que é uma série inglesa que conta a história de uns jovens que fazem parte de um centro comunitário obrigados dai eles sao atingidos por uma tempestade elétrica e acabam ganhando poderes..
    é muito bacana, aconselho a todos a verem a série.

    ResponderExcluir
  10. Amanda, não sei se ouviu falar e como não sei por onde falar com voce, vo comentar por aqui já que o comentário tem que ser aceito:

    "Uma série cancelada deve retornar ao ar em breve! Algum palpite?
    De acordo com Michael Ausiello em seu site Tv Line uma série deve voltar ao ar em breve!

    O colunista revela que conversou com pessoas de uma rede de televisão e que tem a informação de que uma série cancelada nos últimos 12 meses deve voltar ao ar. Entretanto não está definido se voltará no formato normal de série ou se a volta se dará por meio de um filme.

    Fica então a pergunta, qual série você quer que volte?"
    fonte: seriáticos

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo8:12 PM

    Amanda, ainda tem camisas de Heroes para vender?

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.