sexta-feira, 25 de maio de 2007

Review 1x23 - "How to Stop an Exploding Man"

O fim de uma saga. A primeira temporada de Heroes fecha um arco de histórias que parecem não ter fim.

O texto a seguir contém informações reveladoras sobre este episódio. Se você não quer saber o que vai acontecer ao final da primeira temporada de Heroes, não leia adiante.


Momentos de hesitação

Chega o momento em que os Heróis devem salvar o mundo. Mas a princípio tudo parece perdido. Nathan se nega a ajudar, Claire foge, Peter fica pelo caminho, Molly volta a adoecer, DL está ferido e os outros fazem o que pode para correr contra o relógio.

Enquanto isso Hiro tenta salvar a vida de Ando. Ele consegue e encontra no amigo a coragem que lhe faltava para enfrentar Sylar. Mas dessa vez, por segurança, Hiro leva Ando para o Japão, para que ele não saia ferido ou morto dessa vez.


Decisões cruciais

Hiro precisou criar coragem para enfrentar Sylar. Peter era visto como o único que teria poderes para derrota-lo e Claire a única que poderia acabar com a vida de Peter se fosse necessário. Eles sabiam que chegaria um momento em que teriam que fazer sacrifícios, sem exatamente saber qual seria. As poucos, durante a temporada, eles foram descobrindo isso. Mas mesmo assim, ninguém sabia ao certo quem explodiria e afinal acabou sendo o Peter. Isso demonstra que o que ocorreu no episódio do futuro não estava errado.

No fim, a decisão mais dura tomada, foi a de Nathan.


Um futuro próximo

Sylar pinta o futuro e descobre pra onde deve ir. Ele chegou num ponto de sua vida em que não se contenta só em sugar os poderes dos outros. Ele quer mais. E agora se guia pelas suas visões do futuro. Mas o que ele não conta, é que esse futuro pode ser mudado, tanto do presente, como no passado.


Parcerias improváveis

Em momentos de desespero tudo pode acontecer. Bennet, Matt e Mohinder se unem para ajudar Molly e encontrar Sylar. Jéssica ajuda Niki a assumir o comando e recuperar Micah. O falecido Charles Deveaux entra na mente de Peter e lhe mostra o passado.

Ainda ficamos em dúvida em relação a certos poderes. O Sr. Deveaux está morto, ou tem algum tipo de poder? Niki assume o controle sobre seus atos, mas com o poder de super força de Jéssica. O que é realmente o poder dela? E quem será que Molly não consegue encontrar?
Dúvidas que, talvez, sejam respondidas na próxima temporada.


O grande momento chega

Peter e Sylar estão frente a frente. Claire, Bennet (que descobrimos se chamar Noah), Matt, Mohinder, Niki, DL, Micah e Molly estão ao redor. Os dois estão ali para brigar por sua vontade, mas a briga além de ser curta foi meio bobinha. Peter consegue dar uns socos em Sylar, mas não é suficiente. Os dois estão carregados de diversos poderes, mas quase não fazem uso deles. A briga deles no futuro, que foi parcialmente mostrada, foi bem mais empolgante do que esta final.

Hiro aparece e finalmente consegue fazer o que a tanto tempo ele vem se preparando. Derrotar Sylar e salvar o mundo. Mas não é bem isso o que acontece. Sylar não é quem irá explodir e sim Peter. Mas Sylar quer que essa explosão aconteça e isso se torna mais um motivo para ele ser morto. Depois do golpe de espada, que aconteceu exatamente como Isaac pintou, Hiro é jogado por Sylar contra uma parede. Para se salvar do impacto, Hiro se teletransporta, mas a rapidez em que tudo ocorreu, ele não teve tempo de se concentrar direito. E sabemos ele foi parar.

Agora Sylar ferido, aparentemente morto, parece inofensivo. Mas Peter começa a se tornar nuclear e não consegue se controlar. Claire se aproxima para fazer a parte dela, mas não será necessário. Nathan, que se negou a ajudar o irmão antes, agora aparece, motivado por Claire e Peter, com a única solução para que a cidade não exploda ou Peter morra. Ele leva o irmão para o alto e avante e Peter explode no céu. Não é um final tão surpreendente, mas também não é de todo ruim. Mas ao analisar melhor tudo, chegamos a diversas teorias do que poderia acontecer:

1-Peter tem o poder de voar, ele poderia voar para o alto sem precisar da ajuda de Nathan. Ou talvez pelo estado em que ele estava não conseguia usar seus poderes, aí fica plausível o fato de Nathan ter que voar por ele.
2- Se Claire atirasse em Peter, ele não morreria, afinal, tem o mesmo poder dela de se regenerar. Mas será que o tiro seria suficiente para impedir a explosão?
3-Se Peter tivesse certeza que ele seria o homem bomba, com certeza não estaria no meio da cidade. Provalmente iria para o meio de um deserto ou oceano. Mas essa dúvida acabou deixando ele perto de Sylar para, caso fosse ele o homem bomba, Peter pudesse impedir sua explosão.
4-E o que realmente aconteceu com os irmãos? Talvez as respostas estejam na próxima temporada.


Conclusões finais

Heroes é uma boa série? Chego a conclusão que sim. Você só consegue avaliar se uma série é boa olhando para toda a sua extensão. A primeira temporada de Heroes é de tirar o chapéu, mesmo ficando com a sensação de que poderia ser melhor. Eles conseguiram cumprir o que propuserem. Sabemos que algumas perguntas ficarem sem resposta e que algumas situações foram menos exploradas do que poderiam ser. Mas acho que isso se deve ao fato da série ter muitos personagens. Isso dificulta uma abordagem mais profunda de todos. Se isso fosse feito, Heroes seria enrolada demais (leia-se Lost).


A segunda temporada

Algo inédito nas séries de TV ocorreu. Uma segunda temporada ser apresentada oficialmente no final de uma primeira. Hiro foi parar no Japão Feudal de 1671. O símbolo que significa “enviado de Deus” em japonês e que parece com a hélice de um DNA (ou RNA) está lá, pintado numa das bandeiras de guerreiros japoneses preparados para um combate. Ele foge e um novo eclipse, assim como no começo da primeira temporada, acontece. Um ciclo se fecha e logo tudo começa novamente.

Mas além desse cenário, outras dicas foram deixadas para a temporada seguinte. Um vilão pior que Sylar, que a Molly não consegue ver, mas ele consegue vê-la se ela pensar nele. E o próprio Sylar que parece ter se escondido nos esgostos da cidade. Todos ficaram tão concentrados em Peter que esqueceram de Sylar completamente.

Um inseto, que parecia uma barata, andando sobre o bueiro para onde Sylar se arrastou, parece ser mais uma indicação do que ocorrerá adiante. A poça de sangue deixada por Sylar também tem um formato estranho, parece a de uma raposa.

Mohinder seguirá sendo o narrador da série? Ou teremos outro? Ou talvez, sem narradores? Meu palpite é de outro narrador, já que o primeiro volume tinha mais a ver com Mohinder. Hiro talvez seja o novo narrador.

Hiro é único herói confirmado até agora para a próxima temporada, que irá se chamar “Generations”. Outros conhecidos também voltarão e mais novos personagens também.

Um comentário:

  1. bom com certeza Nathan não volta pra proxima temporada pq uma explosão nuclear ele não conseguiria fugir. se se comseguise fiacria com cancer pq entrou em contato direto com peter.
    e sabemos que só tem o linderman com poderes q curam e o que aconteceu com ele???
    Morreu!!!
    ou seja
    Peter volta para segunda temporada mas o Nathan não...
    bom eu acho que o pai do Hiro é o cavaleiro que esta no cavalo só zinho ele deve ser uma especie de imortal. ou o cavaleiro é algum. ancestral do do Hiro.
    cara gostei do suas teorias bom valeu!
    um abração

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.