quarta-feira, 15 de abril de 2009

Review 3x23 - 1961

A sequência de bons episódios em Fugitives continua com “1961”, revelando não apenas o passado sombrio daqueles que possuem poderes, mas também o efeito que suas decisões tiveram no presente.

O texto a seguir contém informações reveladoras sobre este episódio. Se você não quer saber o que vai acontecer em Heroes, não leia este texto adiante.

Enquanto o volume de Fugitives caminha para sua conclusão, novos arcos começam a se formar. O acampamento de Coyote Sands agora se torna novo ponto de partida para se entender a fundação da Companhia. Apesar de vermos o início dessa formação, muita coisa ainda ficou encoberta, como os fatos que ocorreram de após a desavença entre Alice e Chandra Suresh.


Cavando o passado

Angela sempre foi uma personagem misteriosa, desde o começo da série. Ela sempre alegou que sacrifícios foram feitos em nome de um bem maior, e as causas de sua ação sempre foram um pouco nebulosas para todos ao seu redor, principalmente para sua família. Se lembrarmos do começo da primeira temporada podemos nos lembrar do quanto ela quis que Peter não descobrisse a verdade sobre à Companhia e a seus poderes.

Pouco depois sabemos que Angela foi uma das fundadoras da entidade e agora vemos claramente onde ela começa a perder sua inocência e a partir para as mais variadas formas de manipulação. A inserção de uma irmã desconhecida releva a culpa que Angela sempre carregou durante muito tempo. Ao pedir que todos cavassem, ela quis mostrar as atrocidades já cometidas pela perseguição a pessoas com poderes. Ou seja, o que eles estão vivendo agora não é nenhuma novidade. E tentar barrar essa perseguição parace ser algo impossível de se alcançar.

Com o poder de prever o futuro, ela aceitou com mais facilidade ter que fazer certos sacrifícios para se atingir um bem maior. Esse foi um dos discursos que ela apresentou ao apoiar a explosão nuclear em NY. A perda seria aceitável diante do pior que iria ocorrer adiante. E parece que esse “pior” está próximo de acontecer.


De volta às origens

Cada vez mais Fugitives lembra a primeira temporada. E não é só mera lembrança, o volume atual vem aos poucos amarrando pontas da história que ficaram soltas no passado. É como se os acontecimentos atuais fossem uma continuação de um plano maior, iniciado no começo da série.

Quando Angela e Linderman apóiam a destruição de NY, ainda não sabíamos que Angela tinha o poder de ver o futuro. Então essa decisão tinha um motivo ainda oculto para ser tomada. E como mostra esse episódio, Linderman, Charles e Bob desde jovens, estavam dispostos a fazer esse tipo de escolha.
Já vimos também um outro possível futuro se caso NY fosse destruída, com Sylar tomando o lugar de Nathan. E mesmo se evitando a catástrofe, Sylar seguiu o curso previsto e está se tornando o vilão de primeira linha já premeditado naquela época.

Olhando por esse ponto de vista, daria para esquecer totalmente o que houve na segunda temporada e em parte o que houve em Villains, os dois piores momentos da série.


Caminhando para... X-Men?

Antes mesmo de Heroes ir ao ar havia um comentário geral de como a série se parecia com X-Men. Mas o foco nos dramas pessoais, na forma de lidar com os poderes de forma mais humana fez a série de TV se afastar, de certa forma, da série de quadrinhos. Volta e meia comparações ainda são feitas, principalmente em relação aos poderes (Peter com a Vampira, etc) sendo reforçada agora com Alice que é uma espécie de Tempestade.

Algo que eu pessoalmente sempre quis que “copiassem” de X-Men (entre aspas porque algo igualzinho também seria ridículo) era o Instituto Xavier. E aquela reuniãozinha familiar ao final do episódio parece indicar que uma nova instituição vem aí, só que menos formal como a Companhia. Captaram?
Se isso acontecer, a série só tem a ganhar, porque já passou da hora desse pessoal ficar vagando por aí sem rumo. Espero que isso aconteça.


Temas apresentados

Esse episódio do passado foi bem parecido com o “Into Asylum” no sentido de fazer diversas reflexões sobre o papel das pessoas no mundo, a questão da liberdade, confiança e valores familiares. A diferença é que aqui tivemos novidades de fato, e algumas boas cenas de ação e de suspense. Clima total da primeira temporada.

As cenas de 1961 foram muito bem feitas e a escolha do elenco também agradou (principalmente a atriz que fez a jovem Angela) . Os detalhes da época foram bem retratados, cenários, roupas e até atitudes (como o Charles sendo repreendido pelo atendente da lanchonete por ser negro).

Mas ainda acho que há algum problema em certas cenas de puro diálogo, não sei se é em relação a direção da cena, ou ao roteiro em si. Mas algo ainda não está se encaixando.


Ponto alto

Vou ter que mencionar dois. O primeiro quando a irmã de Angela começa a se desesperar e a fugir de Chandra Suresh, causando o maior rebuliço no acampamento. O outro ao final, quando Sylar faz um discurso no lugar de Nathan.


Ponto baixo

Pegaram uma atriz nada a ver para ser a irmã da Angela no presente. No passado a menina se assemelha a irmã, cabelos lisos, escuros, olhos castanhos. Depois de velha a menina ficou com os cabelos loiros e encaracolados, e os olhos se tornaram azuis, magicamente.

12 comentários:

  1. Lorena3:45 PM

    Mas o ponto em que Angela explica o roubo de meias também foi um ponto alto. Gostei de saber. E esse ponto baixo eu concordo! Será que terá alguma justificativa? Será que ela volta? Esse epsódio foi ótimo! Mal posso esperar para a 5ª temporada!

    ResponderExcluir
  2. materia massa, gostei do rewiw, mas amanda, sobre a irman de angela... as imagens do passado eram em preto e branco, nao se tinha como saber direito das cores, dos olhos ou do cabelo e etc. vlw. abraço

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:57 PM

    WWWWooooWWWWWw!!!!!

    É galera parece que heroes agora vai!!! kkkkkk
    Muito bom esse epsodio e Amanda seus comentarios sao OTIMOS!! PARABENS!!!!

    Seguindo a linha das mudaças da irma de Angela.
    Acho eu que de tandto usar os raios e ventos e trovoes ela acabou mudando de cor!!!! kkkkkkkkk
    brincadeira a parte Tudo de otimo!!
    [ ]`s
    Elson Junior

    ResponderExcluir
  4. Até quando vão deixar o Sylar com todos esses poderes....o cara é invencivel...quem poderá contra ele heheheheheh.....será Peter...já está na hora pô...

    ResponderExcluir
  5. EXCELENTE review. Está até chato elogiar, ahaihaihahahuahuahuahuse.


    BRIMKS. Muito eficiente, Amandinha. =]


    Vamos lá:


    - gostei do Charles, impondo-se a todo instante, aprovei a escolha do ator; contudo, o poder da telepatia não explica como ele conversou com Peter no sonho da primeira temporada, já estando morto;

    - Bob um imbecil desde a adolescência, ahahahahuhauhauhua;

    - já o Linderman um pequeno cafajeste desde o início, gostei também;

    - a pequena Angela ficou EXCELENTE;

    - episódio que explicou muita coisa, mas muita coisa em aberto - o que é bom;

    - adoro X-Men, por mim "copiam" mais coisas, mas com moderação;

    - por exemplo, não gostei muito de a irmã louca da Angela controlar o clima - lembrei imediatamente da Tempestade, minha personagem predileta dos X-Men;

    - ri ALTO do final; contudo, não me lembro de o Sylar ter encostado no Nathan pra poder se transformar nele. Ele não precisa tocar na pessoa em que vai se transformar?!

    - acho que o Matt e o Hiro serão enganados por esse Nathan fake, já estou imaginando...;

    - acho que quem vai morrer no final talvez seja a Angela, hein? Não sei porque tive essa impressão;

    - tenho dúvidas se o Sylar morre neste volume ou não. Talvez não;

    - o filho do Matt pode dar um jeito no Sylar, mas o Haitiano também poderia (sem a menor cerimônia resolveram fingir que ele não existe mais...);

    - é melhor que o Matt encontre logo o grupo da Angela, ou o Sylar vai roubar seu poder de Telepatia, aí fudeu tudo;

    - não sei o que esperar do próximo capítulo - o que é ÓTIMO!

    - e viva Bryan Füller! Não sai nunca mais, por favor!


    É isso por enquanto.

    ResponderExcluir
  6. Há como descobrir o nome da música que toca no final desse episódio? um solo de guitarra.

    esclarecedor esse episodio, mto bom!

    ResponderExcluir
  7. Raphael8:25 PM

    Gostei do comentario como estao ficando parecido com x-men, incluvise em "X-Men Origins: Wolverine", vai ter um mutate que faz as coisas funcinarem, assim como o bebe de matt.

    ResponderExcluir
  8. amanda como é que tu sabe a cor dos olhos dela?e a cor do cabelo? é possivel deixar mudar o cabelo de lisos para encaracolados...acho que este episodio não teve pontos baixos lol...mas gostaria que aparece se mais vezes o hiro,ando,sylar e o danko...

    ResponderExcluir
  9. alguem notou que quando todos fikam pasmos ao ver Sylar como Nathan a Angela Sorri, parece que ela gostou de Sylar como Nathan!
    Axo que Nathan morre!
    eu ñ gostei da atriz irmã de Angela Velha como vc disse amanda, mas ñ pelo seus motivos, é só q ñ gostei.
    + 1 coisa, alguem lembra do 1ª Epi. da séri, a Angela rouba uma meia e vai presa e la corre Nathan para encobrir isso.

    ResponderExcluir
  10. Clóvis Tayllon11:58 PM

    Parabéns Amanda! Os comentários e o blog estão ótimos.

    Muito massa esse episódio, os flashbacks da Angela lembrou muito a série Arquivo Morto. Quanto ao fato de Heroes está copiando X-men até que tá bom, desde que tenha um limite.

    Concordo que o elenco foi bem escolhido, principalmente a jovem Angela.

    Agora é esperar o que o Sylar vai aprontar.

    ResponderExcluir
  11. Caramba axei foda!!
    muito triste qdo Alice diz: eu fiquei pq vc disse q era seguro ...

    porra! fiquei com dó vey ;P

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desse episódio também!!

    Mesmo o passado sendo mostrado em preto e branco, dá pra saber quem é loiro e quem é moreno, quem tem olho azul ou castanho.
    Tive a mesma reação vendo a imã de Angela mais velha, a escolha da atriz foi péssima.
    Em compensação, a Angela adolescente está perfeita!!

    Lembrei imediatamente do primeiro episódio, em que Angela rouba meias... gosto desse tipo de vínculo, dá a sensação de que a série não está sendo escrita de modo desordenado, pena que esse foi um dos poucos momentos que tive essa impressão...

    Mesmo melhorando, ainda não chegou no nível da primeira temporada!

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.