terça-feira, 15 de setembro de 2009

Raio-X Fugitives - Parte 3



Nesta terceira parte do Raio-X analisaremos os outros arcos secundários da série, acompanhando o que houve com os outros personagens principais ao decorrer dos 12 episódios de Fugitives.


Ando e Hiro com novo propósito

Depois de variar entre altos e baixos no humor, ao perseguir a metade da fórmula no volume passado, Ando e Hiro agora invertem os papéis, já que Arthur tirou os poderes de Hiro e Ando recebeu uma dose da fórmula para ganhar habilidades. Com isso Hiro agora é quem incentiva Ando a usar seus poderes para salvar as pessoas, montando até um esconderijo secreto com algumas coisas bem úteis. Mas tudo é interrompido quando os agentes do governo prendem Hiro, deixando Ando agora com a responsabilidade de resgatar o amigo.






Depois de Hiro fugir, ele e Ando vão para a Índia, como previa um dos desenhos proféticos de Matt. Algo que também foi criado de forma totalmente ilógica. Com a ida da dupla para salvar a noiva de um casamento combinado, a jornada de Hiro e Ando chega ao seu pior momento na série. Foi nessa época que Bryan Fuller começou a redirecionar a trama, dois episódios depois das trapalhadas na Índia. Depois disso, Ando e Hiro ficaram exatos dois episódios sem aparecer, voltando depois para algo mais sólido: salvar Matt Jr a pedido o Rebelde. E a partir desse argumento, a trama de Hiro e Ando engrena de vez, com o objetivo de não apenas salvar o bebê, mas de dar a Matt um novo motivo para viver após a morte de Daphne.

Hiro recupera parcialmente seus poderes ao ser tocado pela criança, já que o pequeno tem o dom de “consertar” as coisas e as pessoas também. Já Ando tem seu poder melhorado pelo garoto. Hiro agora somente consegue parar o tempo, sem poder fazer qualquer tipo de viagem.

A dupla volta aos bons tempos da primeira temporada, com um humor jovial e simples. Mas a alegria dura pouco, a dupla briga novamente e os poderes de Hiro começam a falhar e sua vida está em risco. Mesmo assim ele e Ando partem para o Prédio 26 e conseguem libertar todas as pessoas com poderes presas.


Claire em resgate


A temporada foi boa para Claire. Depois de desconfiar do plano de Nathan e de tentar evitar em vão a prisão de vários heróis, Claire também é pega mas liberta por Nathan. Ao invés de voltar a sua vida normal como seu pai pede, ela entra de cabeça na briga e começa a ajudar outros ainda livres, com a ajuda do Rebelde. O vilão Eric Doyle, manipulador de marionetes e de pessoas, cruza seu caminho e por influencia de Micah, ela ajuda Doyle. Com o passar dos episódios ela também irá ajudar a outros, como Alex, o “garoto peixe”. Nesse momento Claire se aproxima mais uma vez de sua mãe adotiva Sandra, que lhe dá apoio em sua decisão de ajudar os fugitivos.



Logo que os poderes de Nathan são exposto, a ordem de deixar Claire livre é anulada e ela se torna um alvo novamente. Nathan consegue resgata-la a tempo e dois vão se esconder no México, onde descobrem alguns dos sentimentos oprimidos pelo tempo.



Depois da passagem por Coyote Sands, Claire tenta impedir Nathan de enfrentar Sylar e acaba sendo pega pelo vilão, que lhe propõe unir forças, já que é inútil tentar enfrenta-lo. Mesmo sem saber que Nathan foi mesmo morto e que Sylar está vivo, Claire conseguiu nessa saga um grande avanço na série: parar de reclamar de sua vida incomum, do fato de ser sempre a vítima e realmente começar a agir.


Mohinder e Tracy, o lado fraco dos protagonistas

Depois de vermos Niki morrer de vez, Tracy entrou na série como uma pessoa com poderes inescrupulosa. Ela sempre age a favor de si própria, e em poucas vezes foi solidária com os outros. Mohinder Suresh vem tentando recuperar seu espaço desde que ganhou poderes que o afetaram de forma horrível. Depois de “consertar seu poder” com a fórmula, ele perdeu ainda mais sua importância.

Os dois fugiram juntos ao final de Villains mas parece que isso não influenciou em nada no caminhos que seguiram em Fugitives. Tracy é surpreendida em seu apartamento pelos agentes do governo e Mohinder tentava voltar a sua vida cotidiana, dirigindo o taxi de seu pai, quando também é surpreendido. A cena em que Peter entra no taxi de Mohinder remete a primeira temporada, mas não significa que desta vez as coisas serão como antes.

Depois da queda do avião, Tracy quase consegue escapar, mas confia em Nathan entregando Peter em troca de sua liberdade. Peter foge e Tracy é presa, torrando por algum tempo no Prédio 26. Mohinder consegue se unir a Matt, Hiro, Ando e Peter, num momento em que o grupo parecia unido o suficiente para sobreviver a caçada.


Sem muito o que fazer, Mohinder ajuda o grupo a pegar Bennet para interroga-lo, mas logo depois também é preso pelos agentes, mofando por algum tempo no Prédio 26, assim como Tracy. Ele some por um tempo, e volta no 19 “Shades of Gray” para narrar o final do episódio. Quando Tracy finalmente foge depois de aperfeiçoar seu poder em altas temperaturas, ela ajuda Mohinder, Matt e Daphne a fugir também. Ainda sendo perseguida pelo governo, Tracy tenta fazer mais um acordo, entregando o Rebelde ela teria sua liberdade de volta. Mas quando ela percebe que o Rebelde é Micah, decide salvar o garoto e usa seu poder em força máxima, congelando todos a sua volta inclusive a si mesma. Danko aproveita e atira em Tracy, que partes em pedaços e aparentemente morre. Mas como é lei os heroes não serem mortos por seus próprios poderes, com Tracy não seria diferente. Ela volta no inicio de Redemption com uma nova evolução em seu poder, podendo se transmutar em água.



A “morte” de Tracy no episódio 20 (escrito com maestria por Bryan Fuller) a tira de Fugitives até o fim do volume. Quanto a Mohinder, é lhe dado um novo objetivo. Ao voltar a seu antigo apartamento em NY, Mohinder descobre documentos antigos de sei pai no porão do prédio, sobre o projeto Coyote Sands. Ele vai até o acampamento abandonado e encontra a família Petrelli abrindo covas. Mohinder chega a conclusão de que seu pai trabalhou ao lado dos inimigos para estudar as pessoas com poderes, desde a muito mais tempo do que ele imaginava. Determinado a descobrir o que aconteceu, ele continua em Coyote Sands investigando o que houve com as poucas pistas que restaram. Mas logo depois é pego novamente pelos agentes de Danko, sendo mais tarde libertado por Hiro e Ando do Prédio 26.

Na próxima parte do Raio-X, confira de perto o que houve com Matt, Bennet, Angela, Peter e Nathan.

4 comentários:

  1. Anônimo10:22 PM

    Uma dúvida, no trecho "Depois de Hiro fugir com a ajuda do Rebelde, ele e Ando vão para a Índia"...

    Pelo que recordo, Hiro e Ando fugiram porque Claire subiu a bordo do avião e impediu que os demais fossem levados a um presídio onde iriam ficar contidos. A primeira aparição do Rebelde é quando ele manda uma mensagem pra Claire não desanimar.

    E no trecho "Ela volta no inicio de Fugitives com uma nova evolução em seu poder, podendo se transmutar em água", acho que trocaste o 'Redemption' por 'Fugitives'.

    E o novo layout fixou ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo comentário (só faltou seu nome). Preciso confirmar isso da fuga do Hiro e Ando, algumas coisas tirei de memória e posso mesmo ter errado, mas a maioria das coisas eu só lembrei depois de rever os episódios. E sim, confundi Redemption com Fugitives...rs, já corrigi.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conferir e corrigi o texto, na verdade Hiro e Ando fogem junto de Matt, Peter, Mohinder e Ando, após um confronto entre o grupo, Claire e Daphne contra os agentes de Nathan. O Rebelde aparece também nesse mesmo episódio, como o fã do primeiro post disse, mandando uma mensagem a Claire. Ele é responsável pela ida de Hiro e Ando a California, mandando uma mensagem quando eles ainda estavam na India.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:23 PM

    Ah, tudo esclarecido então.
    Meu nome é Rodrigo, fui eu quem fez o primeiro comentário. São tantas informações, tantos episódios, que ficamos confusos.

    Estou contando os dias pro começo de Redemption.

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.