quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Review 4x03 - Ink

Depois da apresentação de Redemption no episódio duplo anterior, nos aprofundamos mais em algumas histórias e somos afastados de outras, tudo para que o número de personagens e suas histórias paralelas não fiquem perdidos em pequenas partes. A técnica vem sido usada desde Fugitives e se mostrou eficiente para a série.


A perdição de Matt

É obvio que ignorar Sylar não irá fazer bem algum a Matt. Ainda é dificil entender o que aconteceu a ele para ter essa presença de Sylar constante em sua mente. A explicação mais plausível que consegui chegar é a de que Matt se sente culpado pelo que fez e está sendo enganado por seu subconsciente. A explicação de Greg Grunberg, de que parte de Sylar passou para ele durante o momento da transformação, não faz sentido algum, pois não se poderia “captar” a vida de alguém assim. No máximo seriam suas memórias, o que é uma explicação mais aceitável – memórias sendo manipuladas pelo subconsciente, como acontece em nossos sonhos.

É como o Sylar agindo como Nathan. Isso só é possível pelos poderes do próprio Sylar combinados com a transformação que Matt fez nele. Sylar já possuia as memórias de Nathan, conseguidas tocando em seus objetos (uso de poder) e na aparência pelo DNA (uso de outro poder). Ele tem material suficiente para acreditar que é Nathan e agir como tal. Mas é obvio que ser o Nathan de verdade é impossível.

Voltando ao Matt, dá pra ver que sua perturbação chegou a um ponto insuportável, em que nem ele mesmo pode confiar no que está vendo. Mas ele ignorou isso tudo e usou seu poder para se safar. Foi divertido ver Sylar pregando peças nele, mas isso pode começar a perder a graça daqui por diante. E a comparação do uso de seu poder a um vício de drogas foi a mesma feita em Dexter, em que o serial killer título da série compara sua compulsão por matar ao vício em heroína. E até vai a reuniões falar de seus problemas. No caso de Dexter ele fez isso pois sua namorada desconfiava de algo estranho e o vício seria menos pior do que instinto assassino. Matt entrou no grupo para tentar desabafar e falar de seu problema de alguma forma. Tomara que no próximo episódio esqueçam um pouco do Matt.


O plano de Samuel

Samuel vem demonstrando ser um daqueles vilões controversos, que é mal ao menos tempo que é bom, que tem motivo real para agir como age. Algo que faltou em Sylar e que se tentou inserir na forçada (especialmente em Villains) não dando certo, é claro.

Minha impressão é que ele venha substituir Sylar como o grande vilão da série. Já está ficando ridículo ficarem fugindo de Sylar ou com medo dele por mais de 3 anos. São 3 temporadas com a mesma preocupação. Acho que não terão coragem de mata-lo de vez, então uma boa solução seria desloca-lo um pouco, fazendo ele desistir de perturbar os mesmo de sempre e ir para um lugar bem longe, podendo voltar mais pra frente com uma outra proposta mais interessante. Ou para morrer de vez.

Se a proposta dessa temporada é de mudar um pouco de ares em relação aos vilões, Samuel foi uma boa escolha. Ele está se aproximando de cada um aos poucos, articulando um plano completo e mais abrangente do que se imagina.

A revelação de um pouco de seu passado também ajuda a entender a sua motivação por se excluir do resto do mundo no Carnival. Quando ele pede para olhar o lugar em que passou sua infância ele é mais uma vez esnobado pela sociedade, mesmo com trajes que o faria se passar por eles. Sem dó ele desaba a casa inteira daqueles que os ignoraram. Foi de uma maldade sem tamanho? Foi, mas também foi algo motivado. Algo que ajuda a aproximar mais o personagem do público, nos ajudando a compreende-lo melhor. Ponto para os roteiristas de Heroes. E também para quem escalou o ator Robert Knepper para o papel, ele é perfeito. E olha que eu nem assisti Prison Break mas já ouvi falar muito bem nele, fez jus as boas críticas.

Só falta agora saber pra que serve aquela bússola no braço do Peter. Deve ser como a outra, identificar pessoas com poderes.


O vai e vem de Peter

Peter agora aparece um pouco perdido. Ele pegou o poder de velocidade de Edgar mas não se preocupou em disfarçar um pouco ao usa-lo. Apenas pensando em salvar pessoas, ele vem se descuidando de várias coisas e isso pode acabar piorando a situação dele. Acho que vai chegar num ponto em que ele terá que parar tudo e recorrer a outras pessoas, algo que Bennet já avisou que aconteceria. Não é bom agir sempre sozinho.

Em histórias de super-heróis é mais do que comum que eles estejam sempre sozinhos, sendo a solidão o pior de seus problemas, na maioria das vezes. Mas em Heroes vemos a valorização da união e da família. Acredito que visando esses valores irão obrigar Peter a deixar de agir sozinhos. Vamos ver pra onde isso se encaminha.

Uma pista de que isso pode mudar está na nova personagem, que aliás, ocupou bastante tempo em sua apresentação nesse episódio. Foi mostrado como ela começa seu dia, o modo como acorda, seu bicho de estimação e parte de sua rotina. Tudo para demonstrar que ela é uma pessoa só, isolada por sua deficiência auditiva. Lembrou de algo?

O fator que leva uma pessoa ser diferente das demais foi o grande tema desse episódio, usado como comparação dos problemas de diversas pessoas, Claire, Peter, Samuel e Emma. O caminho mais comum é o isolamento. No caso de Peter o motivo é um pouco diferente, mas a regra também se aplica. Ele e Emma deverão se reencontrar novamente e no mínimo vão descobrir que tem poderes. Aliás, se o poder de Emma for só aquele mesmo, então é o poder mais inútil que eu já vi. Que é até algo que existe mesmo. Como é ainda bem recente, apenas as primeiras manifestações, pode ser que ele seja mais do que parece. Espero.


A nova Claire

Eu no lugar de Claire teria aceitado que o Bennet mandasse o Haitiano dar um jeito na Gretchen. Como ela vai confiar numa menina que fica pertubando pra saber a verdade sobre ela? Como ela confia numa pessoa que mal conheceu? Se ela não tivesse outra alternativa tudo bem, mas a solução estava ali ao seu alcance. Achei cedo demais fazer a colega dela descobrir o poder assim tão fácil e rápido. Seria algo que poderia ter sido explorado aos poucos, assim como a morte da outra menina chata. Foi suicídio mesmo, pronto. De repente ela se tocou que a vida dela era chata e desistiu de tudo. Fim. Será isso mesmo? Seria legal se a Gretchen tivesse jogado ela da janela, ou convencido de que ela deveria se matar. Até lembrei de que ela estava toda empolgada pra roubar um cadáver e fazer o teste da queda. Eu não confiaria em Gretchen tão rápido assim. Ou poderiam ter feito o Haitiano apagar a memória dela, mas na verdade ela não ter esquecido de nada. Sei lá, qualquer outra coisa teria sido mais interessante. Será que só eu acho que ela tem cara de psicopata? Ainda me lembro da Grace de The Nanny quando vejo a Madeline. Grace também era louca, quem assistiu a série sabe.


Ausências

Tracy, Hiro, Ando, Angela, Nathan e Mohinder ficaram de lado nesse episódio. Mohinder deve aparecer lá pro meio ou final da temporada, mas vai aparecer em algum momento. É bom manterem esse rodízio, porque se fosse aparecer todo mundo em todos os episódios as histórias teriam pouco desenvolvimento, não seria bom.


Ponto Alto

Ver o Matt caindo que nem um pato na armadilha de Sylar. São esses poucos momentos que fazem de Sylar ainda ser um personagem interessante.


Ponto Baixo

Claire fazendo birrinha pro pai dela não chamar o Haitiano “eu fico de mal com você pai”. Ok não foi isso o que ela falou, mas foi assim eu ouvi.


Obs: A opinião deste review é totalmente pessoal e parte apenas de um ponto de vista, não tendo intenção de assumir uma posição do que é certo ou errado na série. Portanto todo comentário é bem-vindo, concordando ou não com o ponto de vista aqui declarado.

19 comentários:

  1. Tenho pensado que o que realmente tornava a 1ª temporada interessante era apresença de um vilão obscuro, que ningúém via, ningúem sabia quem era e sobre o qual só se tinha um nome estranho: SYLAR. Lutava-se com algo desconhecido e terrível, se lembrarmos as mortes horrorosas da vítmas. Isso se perdeu a partir do momento em que Sylar passou a aparecer de cara limpa. Samuel é um ótimo vilão, mais o fato é que o desconhecido chama mais atenção. Outro ponto interessante da 1ª temporada (e que está sendo, de certa forma, retomado com a Emma) era ver pessoas normais descobrindo seus poderes e os conflitos pessoais diante disso. Espero que eles invistam nisso.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do episódio. Realmente, com a rotatividade de personagens, nenhuma das histórias enjoa ou satura e todas elas podem se desenvolver melhor. Eu só acho que deveriam definir a posição de alguns personagens e, se forem continuar, que seja por uma boa história. Por exemplo se o Micah fica, ele fica de vez e deve ter um sentido. O mesmo para Mohinder. Meio termo faz mal e dá inconsistência...

    Ha braços
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda,

    Eu adoro ler seus comentários. Estou adorando essa nova temporada e espero que Heroes tenha ainda muitos e muitos anos de vida.
    Eu estava me perguntando qual seria a reação do Noah, se de repente o Nathan!Sylar decidisse se reconectar com a Claire na tentativa de, como ele mesmo disse para a Ângela no primeiro episódio, ser um pai melhor.
    Acho que seria muito interessante ver o Noah tendo um aneurisma cerebral! Rsrsrs!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do inicio desse volume, ele promete. Gostei dos personagens Emma, Samuel... Espero que continue neste caminho. Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o que faltou em Heroes foi planejamento. Fizeram a primeira temporada muito bem, mas não pensaram nas seguintes.
    Um detalhe que foi totalmente esquecido é aquele monstro acho que o nome era "Urulru" que tava na capa da revista "nine wonders" do Micah.
    Apesar da série ter melhorado não é mais a mesma coisa. Aquela sensação que tinha algo maior por trás de tudo, uma conexão, acabou. Havia um mistério, realmente havia, mas acabou.
    Estou sentido falta da narração do Mohinder.

    ResponderExcluir
  6. Quando eu assistia Prison Break , adorava o vilão T-bag (Samuel, Robert)...
    Ele é um bom ator, acho que valeu a pena, ele como vilão.
    Seu jeito, de enganar as pessoas e tal. Acho que Samuel é um ponto alto desta nova temporada.

    ResponderExcluir
  7. Concordo em quase tudo, só a parte do Samuel não achei assim muito "Ó", acho que como vilão ele ainda tem que fazer muito mais... E a história de tinta que rendeu até nome para o episódio vai ser explicada mesmo?

    --

    E sobre a Emma, acho que o poder dela não é tão inútil assim, imagine você não poder escutar som nenhum, e de uma hora para outra você pode vê-los, isso, para uma pessoa com deficiência não é nada "inútil", talvez o DNA dela só tenha se adaptado a isso ainda, mas como quase todas as habilidades da série, ela a desenvolva gradualmente...

    ===== Spoiler ======

    Spoilers dizem que a Emma irá poder controlar o som, como o Echo DeMille, ela irá controlar as "cores", e a intensidade vai ser a mesma... *medo*

    Bom review

    ResponderExcluir
  8. eu acho que a bussula que o Samuel colocou no Peter serve para mostra oque se fazer...tipo um guia do dia a dia...pois ele disse que depois que perdeu o irmão ele nao sabe mais oque fazer... a bussula que mostra quem tem super poderes seria a bussula quebrada... assim teria 2 bussula?!



    creio tbm que quem vai ser um dos vilões dessa temporada seja o Matt... acho que ele vai ficar atormentado igual ao pai dele...

    mais eh isso ae,esperar para ver oque acontece, tomara que essa temporada seje melhor que a passada,pois a anterior ficou a desejar.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, eu acho o poder da Emma bastante útil, dadas as suas limitações auditivas e de fala. Na verdade, a cena em que ela toca violoncelo na rua com todas aquelas cores é linda, maravilhosa. Na minha opiniao, devia ser esse o ponto alto desta review. É pena é que depois a cusquice do Peter estragou um bocado as coisas...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4:19 PM

    O que torna uma pessoa um indivíduo? No sentido mais literal possível, para que essa pessoa seja completamente diferente das outras, única, especial. Atualmente, felizmente somos assim. Mas imagine um dia em que a clonagem não seja apenas física, mas pscicológica, emocional. Que seja possivel clonar uma pessoa com todas as suas caracteristicas. Haveria uma crise de identidade. Quero dizer, imagine só uma mae chega e fala "Voce é realmente meu filho?", pq a pessoa pod ser realmente o filho ou um clone perfeito.

    Aonde quero chegar? Sinceramente, o caso de Sylar viver como Nathan é algo realmente complexo, nao da pra dizer simplesmente "É o Sylar desfarçado de Nathan". Vejam: o que estamos vendo é um Nathan em crise psicológica. Ele não entende algumas coisas de sua vida neste momento, faz coisas que nunca soube fazer. Vai me dizer queé o Sylar? Os episódios deixaram bem claro que Sylar está na cabeça de Matt.Espere...ta ficando confuso...xP. Bem, eu defno uma pessoa como somente sua personalidade, suas escolhas, suas memórias.O corpo pra mim nao vale. Pq? Pq um dia, pode ser possivel trocar de corpo, vai saber, mas vai continuar sendo vc,nao? Só muda a casca. Ora, já temos braços robóticos e corações artificiais, e a pessoa nao deixa de ser o que ela é.

    Voltando ao assunto. Sylar está na cabeça de Matt. Nathan está no corpo de Sylar. Pra mim, é como se Nathan tivesse voltado a vida, ou como se esse Nathan fosse um clone do Nathan verdadeiro, que morreu.

    ResponderExcluir
  11. Hm...

    "Tenho pensado que o que realmente tornava a 1ª temporada interessante era apresença de um vilão obscuro, que ningúém via, ningúem sabia quem era e sobre o qual só se tinha um nome estranho: SYLAR. Lutava-se com algo desconhecido e terrível, se lembrarmos as mortes horrorosas da vítmas. Isso se perdeu a partir do momento em que Sylar passou a aparecer de cara limpa. Samuel é um ótimo vilão, mais o fato é que o desconhecido chama mais atenção. Outro ponto interessante da 1ª temporada (e que está sendo, de certa forma, retomado com a Emma) era ver pessoas normais descobrindo seus poderes e os conflitos pessoais diante disso. Espero que eles invistam nisso."

    Gostei muito desse comentário. Sylar da primeira temporada causava um reboliço danado porque era algo desconhecido, a morte sem rosto. Eu adorava.

    Começou a ficar idiota quando começou a aparecer de cara limpinha por aí.

    Mesmo que seu passado e seu rosto tivessem sido mostrados, para mim não fez sentido algum ele passar a aparecer sem ocultar o rosto como fazia.

    Enfim - não vou repetir que o Sylar já devia ter mor... ops!


    Por mim, fariam um vilão por temporada - tal como ocorre em Dexter, bem lembrado.


    Bom, vamos ao episódio:


    - Admito que achei divertido Sylar vs Matt. Para mim, não é nada estranho: ao invadir a psiquê do vilão, Matt acabou absorvendo um quinhão de sua essência. Confuso? A ciência explicará que é o "próprio subconsciente de Matt, cheio de culpa por seu crime", conforme você falou. São apenas pontos de vista diferentes, normal. =]

    Mas no próximo episódio não haverá Matt, é certeza.


    Samuel. Achei meio exagerado ele demolir aquela mansão - se os odiava tanto, por que só o fez agora? Tudo bem, só agora, após tantos anos, aproveitou para ir na casa dos ex-patrões - e é lógico que o rancor acumulado ia explodir em algum momento. Certo, foi ok. E poder interessante o dele, hein? Controlar a terra e materiais baseados em minérios, como aquelas tintas que manipula. Mas será que só eu acha que Hiro e Peter estão sendo muito facilmente enganados de novo?! Tomara que não se tornem outra vez marionetes de vilão, tal como ocorreu na segunda temporada - em que Adam só conseguiu "botar o terror" porque havia um Peter Idiota Super Poderoso Petrelli como aliado.


    Essa nova "amiga" é uma psicopata assassina. Minha opinião. Não acredito nela, não confio nela.


    Tomara que a menina surda mostre mais nuances de seu poder do que apenas tocar violino sem ser capaz de ouvir.


    Só por enquanto.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o lance confuso do Sylar e do Nathan é só desculpa para manter ambos na série.

    ResponderExcluir
  13. A série está voltando aos eixos, mas ainda tem muita coisa pra se consertar.
    Como o Diogo disse um dos pontos fortes da 1ª temporada era a descoberta dos poderes e a utilização deles no cotidiano. E também a conexão referida por Belgoni onde nós viamos os mistérios sendo revelados.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8:58 AM

    Acho tenso a mulher de repente acordar descobrindo poderes. Heroes perdeu a essência :T Antes tinha aquela ladainha toda do eclipse pra eles despertarem poderes bla bla agora é de uma hora pra outra, sem nexo. Isso acaba com Heroes, pq pra mim o legal da serie eram toda aqueles mistérios sobre ser um cara com poderes, o impacto deles na vida de cada um, a luta pra se acostumar com o novo. Acabou, amo heroes, sempre defendi com todas as forças, discuti mt e agr so vem vacilo atrás de vacilo. Não tem nem aquele "quero mais" no final do eps., só aquela curiosidade normal de um ser humano frustrado assistindo uma série q só me enrola :(

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3:25 PM

    Uma grande merda

    Esses episódios estão virando merda atrás de merda

    Ta uma caganeira só

    ResponderExcluir
  16. Esqueceram de postar o novo web?
    Já legendei!
    Lydia's Tale - Slow Burn, Parte 1
    http://www.youtube.com/watch?v=S7DvzNclZmg

    ResponderExcluir
  17. de volta a Heroes...

    pensei seriamente em parar de assistir Heroes, mas baixar a série e ver o Peter de blusa me convenceu a assistir mais alguns episódios.

    curti o novo vilão, estilo cigano, dono de um circo de horrores, com uma irmandade de mutantes... ops, digo um novo e original grupo de vilões.

    espero que usem bem os novos personagens, concordo com o Kabral quando ele diz que a amiguinha da faculdade é maligna, ela deve causar depressão em pessoas ou algo mais sinistro. ela não lembra a menina que aparecia nas pinturas de matt com visú gótico?

    ah, e gostei da surda. queria mesmo que ficasse só nisso, um poder bonito, mas nunca funciona assim no mundo dos quadrinhos.

    abraços pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei do episódio! Apesar de ter que assistir sem som por causa do trabalho, ainda assim vale a pena (E me dá mais um motivo para re-assistir).

    A propósito, Amanda, eu gostaria de falar com você sobre os reviews... Estou fazendo uma mnonografia em cima de Heroes e eu gostaria de citá-los. Se você puder me mandar um e-mail para a gente conversar... belle.lolly@gmail.com


    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5:16 PM

    Eu acho que o Samuel tentando reunir todos os heroes e alguns aceitarem e outros recusarem vai criar uma luta de objectivos interessante.

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.