quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Review 4x06 - Tabula Rasa


O horizonte de Redemption se expande com “Tabula Rasa”, focando nas memórias grotescas de Sylar, numa nova forma de agir de Noah e de Hiro usando seus ultimos esforços para animar Emma e resgatar Charlie.


Ação em equipe

Se a dinâmica entre Peter e Emma estava indo bem, ficou ainda melhor com a entrada de Hiro. A sua doença tem sido fundamental para reavaliar todo seu personagem. Não só a sua condição de herói foi mais uma vez reafirmada, mas tudo o que ele tem a oferecer de bom na série pode estar resumido nesse episódio. Trapalhadas muitas vezes são engraçadas, mas é preciso alguns momentos de seriedade. E se Hiro não estiver o tempo todo tentando salvar o mundo, ele não será o Hiro.

Fica confirmado também que Ando não está mesmo fazendo muita diferença nessa história. Acho que a dinâmica entre os dois amigos já não é a mesma do passado, o que funciona melhor agora é Hiro se entrosando com novos personagens e buscando seus objetivos sem interferência.

Peter o alcançará a tempo para salva-lo? Será que a morte de Charlie será mesmo evitada? O resultado ainda é incerto, mas o melhor disso tudo é que estamos novamente curiosos e mais interessados no que está para acontecer. Isso já não acontecia a muito tempo.


A nova tática de Noah

Finalmente Noah começa a mudar seus hábitos. Ele que já foi uma espécie de vilão na primeira temporada, agora procura de vez a redenção, tentando ajudar os seres especiais ao invés de apenas controla-los. A frase em que ele diz ao garoto que seu poder é entende-los foi muito marcante. É como se resumisse seu papel na série de forma simples e direta. E como há poucos personagens sem poderes que ainda são interessantes, Noah vem fazer a diferença nesse quesito.

Basta lembrarmos daqueles que ganharam poderes e começaram a perder o interesse: Mohinder e Ando. Era bom ter alguns personagens comuns, que apesar de não terem poderes estavam entrosados no mundo de pessoas com poderes. Eles eram a ponte que ligava o mundo dos “normais” aos mundo dos “poderosos”. Essa ponte quase se perdeu e ficou enfraquecida com saída de alguns outros que também não tinham poderes, como a mãe de Claire. Mas Noah está aí para provar que nem sempre os poderes mutantes fazem um personagem ser especial.


Sylar à deriva

Angela não deveria ter se preocupado tanto com Nathan, pois mesmo tendo as lembranças de Sylar em sua mente ele ainda não as associa como sendo sua. Como mencionamos antes, aquele ainda é o Nathan que vive dentro de Sylar. Poderia Sylar estar completamente perdido? As memórias provam que não, e há outros fatores que também apontam para a provável volta de Sylar. Quando Peter perdeu sua memória no começo da segunda temporada, bastou que o poder de cura a fizesse voltar. A teoria é de que a perda de memória seja uma espécie de lesão no cérebro. Curando essa lesão, a memória volta. Mas esse não é o caso de Sylar. Não sabemos bem o que Matt vez a ele, o poder de cura não faria diferença aqui pois ele já tem essa habilidade, então podemos concluir mais uma vez o quanto isso é confuso e complexo.


O poder de cura

Como uma espécie de resposta a todos os fãs que disseram para dar o sangue de Claire para Hiro se salvar, vem Noah dizendo que isso daria vida ao tumor e só faria Hiro morrer mais rápido. Isso faz sentido? Questionar esse tipo de coisa na série muitas vezes leva a nada, mas vamos tentar entender como esses poderes funcionam.

Quando o sangue de Claire salvou Noah, ele era dado como morto (mas poderia não estar totalmente). Tinha levado um tiro, logo o sangue o fez voltar a vida. Quando Nathan estava nas ultimas pela explosão nuclear (algo impossível, convenhamos) o sangue de Adam veio para salva-lo.

Quando Nathan morreu nas mãos de Sylar, nunca foi cogitado usar o sangue de Claire. Será que isso significa que o sangue dela ajuda a pessoa, mas não ressuscita? Seria mais plausível. O que no caso de Nathan se aplica bem, ele já estava morto quando o encontraram. Mas quando Sylar atira em Maya para testar o soro de Mohinder (segunda temporada), estava morta quando recebeu o sangue? Para entender isso, deve-se supor que o sangue de Claire salva, mas não ressuscita.

Para piorar o entendimento das propriedades curativas do sangue de Claire, ou do seu poder em geral, tem o caso do pai de Sylar, que queria pegar de todo jeito o poder que seu filho tinha pegado de Claire. E o que o pai de Sylar tinha? Câncer. Por essa nova teoria sobre o poder da Claire, se o pai de Sylar tivesse pegado aquele poder, ele teria morrido? Sim. Mas e se isso for apenas o que Noah pensa e não se trata da verdade? Como dissemos, questionar isso tudo é complicado.

No caso do garoto Jeremy, ficou mais claro que seu poder é curar ou fazer a pessoa morrer. Se fosse “dar a vida” então o tumor de Hiro não seria salvo por ele, ou seria? Bom, vamos deixar essa discussão por aqui.


A família Carnival

Agora tenho certeza de que Samuel não ter a menor noção de quem Sylar realmente é. Ficou tentando cutucar Sylar o tempo todo sem sucesso. Se ele recobrasse sua memória tenho certeza que iria pegar o poder de todo mundo sem se importar nem um pouco. Começo a torcer para que isso aconteça, pois Samuel já está começando a ficar enjoativo. Até mesmo Edgar que estava ficando interessante agora está chato, cheio de ciúmes do Sylar (pois ele e Lydia já foram um casal, como está na HQ 146) e agindo como bobo.

Espero que Samuel volte a ficar interessante quando revelarem seu passado.


Concluindo

O episódio foi bom, mas poderia ser melhor. A interação de Hiro e Emma foi perfeita, só precisam parar um pouco de mostrar as luzes dos sons a todo momento porque está ficando banal. Foi só interessante quando Hiro parou o tempo e totalmente desnecessário quando Emma toca piano novamente. Parece que tinha um buraco no episódio e preencheram com algo gravado a mais.

Se esqueceram um pouco da continuidade da história de Claire. Gretchen a beijou, as outras meninas aparecerem e ficou por isso mesmo. Ela só aparece pra lavar a roupa no prédio de seu pai e fazer os mesmo comentários de sempre. Pelo menos foi engraçado ver o Peter indo aparecer dentro do banheiro ao fazer o teletransporte.

Confira reviews de outras séries no Super Liga Net.


Obs: A opinião deste review é totalmente pessoal e parte apenas de um ponto de vista, não tendo intenção de assumir uma posição do que é certo ou errado na série. Portanto todo comentário é bem-vindo, concordando ou não com o ponto de vista aqui declarado.

27 comentários:

  1. quanto ao jeremy, acho que ele teria o poder de curar o hiro sim, porque ele tipo "dá a vida" mas também tira ela. quando ele brigou com os pais dele, e os tocou, ele devia tar imaginando eles mortos, por isso eles morreram. quando ele salvou o peter, o próprio noah falou pra ele imaginar o peter se curando, então acho que agora que o peter pegou o poder dele, é só imaginar o hiro sem o tumor dele, que estaria salvo.

    ResponderExcluir
  2. gabriel3:53 PM

    esse novo sylar ai me lembro de um sylar que apareceu no passado...

    ...teve um epi que o peter foi no futuro e o sylar tava com o filho dele (sylar era do bem), dai, minha pergunta é:
    foi confirmado quem seria a mãe do filho dele? se seria a Elle? pq se nao tiver sido confirmado poderia ser a Lydia não? e o futuro visto voltaria a ocorrer, pelo menos parecido.

    ResponderExcluir
  3. rick bennet3:54 PM

    Ah, o episódio foi muito bom em relação a toda a enrolação que Heroes passou. Cheio de adrenalina com os superpoderes todos aparecendo, até uma morte de verdade (!). Inícios de novas histórias intrigantes e novas vidas para personagens velhos. Só espero que não deixem Claire uma personagem chata e que Hiro salve o mundo s2 ele sempre faz tudo com uma certa tensão cômica, tão bobo e tão poderoso =D

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Samuel não tem a menor noção do que é o Sylar, não vejo a hora dele acordar e fazer o circo tremer...hehe

    ResponderExcluir
  5. Eclipse5:48 PM

    Caracas, só torço para que o poder do Jeremy tenha curado o Peter, inclusive trazendo sua antiga habilidade, de pegar os poderes dos outros! Ainda quero ver o Sylar e o Peter se enfrentando, mas pra isso o Peter tem que ter uns poderes né, se não fica sem graça!

    ResponderExcluir
  6. Putz...deram tanto foco no Sylar desde a temporada passada, na minha opinião a temporada passada foi dedicada a ele...ja tava na hora de descartar ele, o cara matou um monte de gente, tirou um dos personagens principais e por que ele nao podem dar um fim nele de vez...aah palhaçada, fica obvio que se ele acordar no meio de monte de gente com poder, o cara vai ficar louco, vai querer tudo pra ele devido a tal fome, e ai? vai ficar mais poderoso? com mais super poderes pow...até pra matar ele ja ta dificil pois ele proprio mudou o seu ponto fraco....acho que deveriam limitar ele com fizeram com o Peter, que diga se de passagem ficou muito mais esperto...mas vamo ve o que acontece

    ResponderExcluir
  7. Ola tenho uma enorme curiosidade, sera que o Piter ainda voltara com seu poder iguai no inicio da serie?

    ResponderExcluir
  8. essa série me fisgou de novo. bons personagens, bons interligações e momentos interessantes para todos.

    como é comum de Heroes, veremos nessa ida ao passado de Hiro o passado do grupo do circo três anos atrás, com o irmão de samuel vivo. será interessante.

    quanto ao Sylar... parece que o carisma do personagem não acaba, ele disfarçado de cordeiro cria ainda mais suspense.

    ResponderExcluir
  9. Thiago Ramos9:37 PM

    "o melhor disso tudo é que estamos novamente curiosos e mais interessados no que está para acontecer. Isso já não acontecia a muito tempo."

    Amanda resumiu todos os meus sentimentos quanto a essa nova temporada nesse paragrafo acima!! Sem palavras!! Episódio excelente, me lembrou muuuuiiittooo a boa fase da 1ª Temporada.

    UMA VERDADEIRA REDENÇÃO!

    ResponderExcluir
  10. Azuriel3:41 AM

    Senhores acho que o bola da vez é o Sylar. O poder que peter pegou é finalmente um poder que pode matar o sylar, note que o poder de curar da clair é regenerativo já o outro me parece ser um pouco mais forte. Dar a vida ou retirar a vida. A pesar do sylar ser um "super vilâo" que todos gostamos seu poder~´e desbalanceado e estremamente nocivo para os roteristas que precisam explicar por que ele prefere usar raios ao inves de derretimento ou gelo ou radiotividade para matar alguem.
    Acho que o Sylar será finalizado pelo Peter. Foi um bom episódio o melhor em um bom tempo!

    ResponderExcluir
  11. Ohh pensava que o Peter tinha recuperado o seu poder original, pelo menos a parte do acumular poderes. Mas ao que parece so pode pegar um de cada vez ainda... pode ser que isso mude,...

    ResponderExcluir
  12. Gostei do episódio, só acho que o poder do Peter poderia ter sido restaurado como o antigo esse negocio de perder o poder quando pega outro não tá com nada e não adianta dizer que ele ficaria super poderoso porque o Sylar tambem é, o que poderia mudar talvez e que ele pegue os poderes tocando e decidindo se quer ou não e não se aproximando como e pegando sem querer como antigamente, mas que não perca depois que pegou.

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo12:37 PM

    Creio que toda essa confusão sobre o sangue de Claire é um grande furo.

    Na primeira temporada, Claire e Peter morreram quando um graveto e um pedaço de vidro entraram em suas respectivas nucas.

    Após os objetos serem retirados, eles ressuscitaram (Claire, inclusive, estava em processo de necropsia quando a legista retirou o graveto).

    No último capítulo de Villains, Claire enfia um pedaço de vidro na nuca de Sylar, que morre. E perto dos últimos capítulos de Fugitives, Noah comenta com Danko que enfiar um pedaço de metal em Sylar foi uma boa escolha porque da última vez foi vidro e Sylar ressuscitou quando o incêndio da Primatech derreteu o material.

    Enfim, como Amanda disse, questionar tudo isso não é muito válido...mas quis lembrar desses fatos porque creio que é um furo mesmo.

    Usaram duas vezes (Claire e Adam) o artifício do sangue, e a única maneira decente de cortar esse artifício seria tirar os personagens da série.

    ResponderExcluir
  14. Assim, o pai do sylar queria o poder pq ele iria ter um poder de cura "infinito", não importando o tumor q provavelmente seria retirado pelo proprio poder. Já nos outros casos, as pessoas lesadas so iriam receber uma "parte" do poder, ou seja, um pouco de celulas curativas que em algum momento acabam.

    acho q ajuda a explica

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo, não vi o "furo" que apontou...
    Foi a claire ter se regenerado,e o peter também, logo quando tiraram o que impedia-os de se curar? ou foi o caso dos escombros terem quebrado um caco de vidro e Sylar se regenerado?

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo9:58 PM

    Gabrielense, o que eu quis dizer (talvez de uma maneira não muito objetiva =P ) foi que não havia motivo para não terem usado o sangue de Claire para ressuscitar Nathan, já que Peter e Claire estiveram mortos e ressuscitaram depois.

    Ou seja, o sangue de Claire teria trazido Nathan de volta à vida e não precisariam transformar Sylar em Nathan. Como Amanda disse ao término de Fugitives, o que fizeram não teve cabimento.

    ResponderExcluir
  17. O que o Noah quiz dizer foi... tumor é um ser vivo... o sangue da Clarie iria curar tanto o Hiro como o Tumor... má ideia realmente isso...

    A bagunça na cabeça do Sylar é obvia... a maior parte das memorias dele estao dentro da cabeça do Matt, ele tirou o maximo q podia... mas não tudo...

    O poder novo do Peter é o mais util para ele baseado no que ele quer agora... é uma pena que so agora ele tenha pensando em sair por ai pegando os poderes dos outros e não antes quando ele podia ter todos ... teria acabado com o Scylar facil ja q ele podia controlar o tempo e talz... mas ai não teria serie...

    ResponderExcluir
  18. Force of will10:07 AM

    Não sou critico de heroes, assito pq gosto, mas é inegavel q possui varios furos, o poder da claire é um deles. Qdo peter recupera a memoria, da a entender, pela forma de rmagens mostradas, q ele esta usando o poder do mat para recupera-las, mesmo linderman diz q ñ pode trazer as memorias de volta, o q ele pode fazer é curar as cocatrizes deixadas no cerebro e que assim, eventualmente alguma coisa voltaria, oq ñ seria viável a um regenerador, pois assim q se fere, se cura! Qto ao pai do sylar querer o poder, eu entendo o seguinte: Usar o sangue regenerador aceleraria o tumor, o sangue seria um agente externo, ter o poder regenerador curaria o cancer pois seria algo inerente ao ser; mas ñ descarto o noah estar raciocinando errado, na primeira temporada angela achou q peter ñ morreria na explosão por causa do poder da claire, qdo na verdade ele seria imune a radiação; noah estava morto sim, foi um tirambaço na cara! Outro erro foi peter q ao perder o poder da claire, ele deveria ter seu sistema imune resetado, como aconteceu com a claire qdo perdeu seu poder.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo2:58 PM

    Quem vc pensa que é pra escrever isso ????

    não acredito que há pessoas que tem um blog e simplesmente estragam tudo !!!!

    ps: esse foi o melhor episodio de heroes ate agora !!!!

    ResponderExcluir
  20. Acho a questão um tanto complicada, e , ao mesmo tempo simples. Toda essa história do sangue da Claire é uma questão de interpretação! Nunca ficou nada muito claro em relação a isso. Mas eu vou dar a minha opinião: O poder da Claire é regenerativo, e não curativo (sim, existe diferença, olhem no dicionário). Ele trabalha com as células vivas! Ele pode acelerar a reprodução ou a produção de novas células e a cicatrização. Por isso, a pessoa que tem o poder não pode ser afetado por nada, não pode ficar doente e se regenera de praticamente tudo. A diferença é que quem tem o poder é imune, que não tem não é imune e é por isso que, ao receber o sangue, a pessoa pode se recuperar de uma ferida (como um tiro) ou de uma úlcera, mas não de um cancer, pois é feito de células vivas, e por isso pode se fortalecer com esse sangue! Já um poder curativo poderia remover este câncer.
    Mas como disse a Amanda, "Morto é morto". Quem não tem o poder, não pode ser ressucitado, pois as células do cérebro já morreram e não podem ser reativadas com este sangue. Isso não aparentemente não acontece com Claire e com Sylar, a não ser que o poder seja desligado no famoso "ponto G" (rsrs...).

    Bom, esta é apenas a minha opinião.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo11:28 PM

    Amanda,

    concordo com o Diogo não acredito que seja furo da série tanto que Bennet explica a Claire porque o sangue dela não adiantaria.A série está bastante interessante, quanto ao Sylar acredito que o personagem esteja caminhando para aquele Sylar calmo que a Claire encontrou no futuro, ele havia se regenerado, acredito que ele possa voltar a ser o Sylar porem pode entrar a chance de ser alguem que ele queria ser, ele sempre demonstrou querer controlar a fome de roubar habilidades, ele quer ser "bonzinho" acredito que teremos um Sylar caminhando pro lado do bem e combater vilões como insanos igual a Samuel.

    ResponderExcluir
  22. Concordo com o Diogo, exceto na parte onde ele fala que não pode ressussitar, pois como o Force of will disse "Noah estava morto sim, foi um tirambaço na cara!". Me diga, QUEM IRIA SOBREVIVER, ou NÃO morrer instantaneamente com um tiro no meio do "zóio"? hehehehehehe, então o sangue da Claire ressussita SIM!. Agora, baseado na minha opinião, na opinião dos fãns que aqui deixam seus comentários e do post da Amanda eu penso: Os roteiristas fazem tudo isto de propósito, para que os fãns fiquem confabulando, indagando, questionando fatos, mistérios, dúvidas, esquisitices e afins assim como ocorre com Lost. Ou talvez não, seja mesmo uma "cagada" deles...XD

    ResponderExcluir
  23. Anônimo12:22 PM

    Sem comentarios.. so nao percebo como é que deixam a historia da Claire assim.. ja agora ela vai virar lesbica do nada? para aclamar audiencias?

    ResponderExcluir
  24. "...Sylar caminhando para o lado do bem...", é interessante ter o carisma por alguem que é do mal e vai para o lado do bem depois, ou mesmo Sylar que nao queria ser do mal e queria apenas ser amado e ser especial pra alguem...ah questão é que ninguem é obrigado a amar ninguem, ele teria que conquistar isso, lutar por seus objetivos, derepente procurar ajuda sei lá...Sylar matou um monte de gente, tirou vidas e mais vidas, não é humano e fazer isso é doença, quem pode confiar em alguem como ele, se o cara se irrita, se decepciona,pra ele é motivo de ir tirando vidas...nao tem cabimento...magine se ele consegue ser Presidente, se ele acordar de vez, será que ele nao vai voltar para de onde ele parou??? ....bom....pra mim Sylar tem que morrer e logo, e dar espaço pra um novo vilão nas proximas temporadas...nao tem como simplemente esquecer tudo que ele fez e torcer pra que ele se torne do bem e lute contra o mal. E digo mais queria ver ele morto pelas mãos de Peter, ja que Sylar matou Nathan sem exitar.

    ResponderExcluir
  25. Pessoal, não sei se estou certo, mas depois que o Noah levou aquele tiro ele foi levado para a sede da Companhia e colocado no soro ANTES de receber o sangue da filha. Eu acho que isso não é um procedimento muito comum em pessoas mortas... Além disso existem sim casos, na vida real, de pessoas que sofrem traumatismos no cérebro, como tiros por exemplo, e sobrevivem. Quem não se lembra do Herbert Vianna? O cara perdeu quase metade do cérebro e sobreviveu ao acidente! Existe um sobrevivente da chacina da Candelária no Rio de Janeiro que levou uns 7 tiros na cabeça e sobreviveu!!! Então isso não é tão simples assim não, minha gente.

    ResponderExcluir
  26. Putsm vou ter que mudar a minha opinião sobre o antigo Diogo e concordar com o "novo" Diogo, pois me lembrei de um documentário onde um cara tava com um prego no cérebro depois de um acidente, e ele só percebeu pq sentiu fortes dores de cabeça e ao constatar tal fato no raio X, os médicos ficaram espantados como ele não tinha percebido antes...Realmente, tem nego que leva tiro na cabeça e não morre...mas sei lá, acho bacana esta parada de ficar achando respostas...

    ResponderExcluir
  27. Só pra deixar claro: todos os comentário de "DIOGO" foram meus. E pra não dar mais confusão eu vou mudar meu Nick pra DiogoCarneiro. Valeu.

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.