quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Review 4x07 - Strange Attractors

Ação, drama, suspense, humor e terror contando boas histórias. É mais ou menos o resumo de “Strange Attractors” o sétimo episódio da quarta temporada de Heroes, que vem a cada semana nos surpreendendo ainda mais.

O episódio foi conciso, apresentando apenas 3 tramas diferentes envolvendo 6 personagens principais. Matt e Sylar de um lado disputando o mesmo corpo, Noah e Tracy tentando ajudar Jeremy com a intervenção de Samuel e Claire passando pela prova da fraternidade. São praticamente 3 duplas de “atratores estranhos”. E ainda um confuso Nathan no corpo de Sylar se recorda de algo de seu passado.


O estranho mundo de Claire

Toda a história de Claire e Gretchen havia ficado suspensa desde o episódio do fatídico beijo, sendo novamente explorado agora. Sinceramente pensei que iriam deixar a Claire simplesmente dizer a amiga que não estava interessada e tudo ia ficar por aquilo mesmo. É um tema polêmico e os roteiristas da série devem saber aonde vão levar essa história. Digo isso porque já vi muitas pessoas reclamarem que achavam isso um absurdo, que era repentino e tudo mais. Acho que são comentários carregados com um certo preconceito, pois desde o início da série Claire nunca teve muito tempo pra pensar ou saber bem o que ela queria. Desde sempre ela vem se mostrando confusa em relação ao seu papel no mundo, em relação a seus poderes e a tudo mais. A questão de sua sexualidade é mais um fator a ser ponderado e a faculdade é um dos lugares em que esse tipo de experimentação faz mais sentido, não é de hoje que essa abordagem acontece tanto em séries como em filmes nos EUA. Portanto não acho absurdo Claire ficar com essa dúvida agora, já que ela nunca se definiu dessa forma. Ela teve um rápido namoro com o West apenas, que foi basicamente sua única experiência amorosa em toda sua vida. E também um rápido flert com o Alex.

Isso tudo vai depender de como a história vai ser levada, se o tema vai ser abordado de forma realista e sem polêmicas. E como eu disse, é arriscado, pois pode repelir parte do público. Também pode acabar trazendo mais público, tudo depende do bom senso da produção. Em muitas séries de sucesso da atualidade já abordam esse tema sem problemas, como Grey’s Anatomy, Brothers & Sisters, Gossip Girl, The Office, True Blood e outras tantas que vão além do que eu saiba.

E voltando ao que houve com Claire nesse episódio, achei bem interessante o clima de filme de terror criado para intimidar as meninas e acabar de vez com Gretchen. Só acho que se esqueceram que a menina não é a principal pessoa ligada a Claire, seu pai, Angela e Peter também seriam barreiras que impediriam a ida dela ao Carnival. Mas vamos ver como isso se desenvolve adiante, Claire ainda tem que se explicar pra suas outras colegas que a viram se curar. Será que haitiano deverá voltar pra dar uma mãozinha? O que também é importante é que Becky foi finalmente desmascarada. E é a segunda vez que Gretchen menciona o nome do episódio na série, antes ela falou em “Jump, Push, Fall” nome da segunda parte do primeiro episódio da temporada.



Sylar toma o controle

A história de Matt e Sylar estava chegando no limite e agora deu uma grande virada, algo que estava mesmo precisando. Quando Matt finalmente conta a esposa o que houve, nem explicou direito o que aconteceu e nem pediu ajuda a quem poderia lhe socorrer, como Angela e Noah. Pelo menos ele ligou pro Mohinder, o que deve ser a deixa que faltava para ele voltar. Será que ele salvará o dia? Bom, uma coisa é certa, a situação Sylar/Matt não deve durar muito e um deles deve ir embora de vez. A forma como Sylar assumiu o controle foi muito bem elaborada, mas ainda fica aquela estranheza em entender como é possível isso acontecer. Bom trabalho de Zachary Quinto mais uma vez.



Noah e Tracy falham

Por mais que Noah tenha se esforçado, trazendo Tracy para ter alguma utilidade na série, o destino de Jeremy foi fatal. Cada vez mais as pessoas com poderes estão sendo expostas e gerando medo nas pessoas normais. Será a tendência dessa temporada? O que ficou claro mais uma vez é que Tracy ainda está instável e Noah perdido em sua nova missão de ajudar aqueles com poderes. O que fizeram com Jeremy retrata bem o que pode ocorrer quando o Homem age por ignorância destruindo aquilo que desconhece. Uma mensagem muito clara.

Por outro lado Samuel ganha mais força em seu argumento e praticamente já tem mais um ao seu lado. Se às vezes ele pode ter razão ao dizer que o garoto precisava de lar, de pessoas que lhe dessem apoio constante, na maioria do tempo age como louco ao não ter consideração a vidas de pessoas comuns. A destruição da delegacia resumiu bem a raiva que ele sente desse mundo que o exclui.

E a continuação dessas tramas deve ficar para daqui a duas semanas, já que na próxima veremos se Hiro irá finalmente salvar Charlie.


Obs: A opinião deste review é totalmente pessoal e parte apenas de um ponto de vista, não tendo intenção de assumir uma posição do que é certo ou errado na série. Portanto todo comentário é bem-vindo, concordando ou não com o ponto de vista aqui declarado.

15 comentários:

  1. Comentando meu próprio review, ou melhor, complementando... Falaram que Sylar seria uma espécie de vilão como o Magneto do X-Men. Cada vez mais acho que quem será esse tipo de vilão é o Samuel, porque o Sylar nunca foi de agir em grupo e entrar em acordos, ele chega pra destruir mesmo. Já o Samuel tem todo o perfil do Magneto, e também tenta criar uma espécie de família com aqueles que querem ficar ao seu lado para ser contra as pessoas sem poderes.

    ResponderExcluir
  2. Bem... eu discordo um pouco do seu review. Na minha opiniao este foi o episodio mais fraco da série em toda sua existencia! Podrão total.. Creio que, como mencionado anteriormente, os personagens centrados nesse episodio sao totalmente descartáveis e inuteis. Com historias bobas e sem sentido.
    Tirando a parte do Samuel, todo o episodio foi detestável... creio que se os proximos seguirem essa qualidade... bye bye HEROES!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo11:52 PM

    Até o momento os arcos estão sendo bem planejados e são retomados em tempo suficiente para nos manter curiosos.

    Como disseram os Beatles: "It's getting better all the time".

    ResponderExcluir
  4. Estou cada vez mais convencido de que Noah Bennet só continua a ser um personagem interessante por culpa de uma única pessoa: Jack Coleman.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da atuação do Samuel no episódio, realmente ele lembra bastante o Magneto. Com respeito ao Sylar/Matt achei um tanto quanto estranha essa reviravolta, mas vamos ver o que vem pela frente!

    ResponderExcluir
  6. Heroes está se tornando interessante novamente. Vamos ver se a temporada/volume terminará bem ou será um fiasco como as outras - lembrando que até mesmo a bem sucedida primeira temporada teve um final insatisfatório.


    - Não li os comentários anteriores acerca do relacionamento Claire/Gretchen, temo que estejam carregados de preconceitos e julgamentos de valores; eu sinceramente gosto dessas abordagens mais ousadas, não adianta fingir que essas confusões de sexualidade não existem. E se há alguém em que isso possa ser explorado essa pessoa é a Claire, que simplesmente nunca teve uma vida amorosa ou sequer teve tempo de pensar no assunto. E sabe-se que mesmo aqueles possuem vários relacionamentos heterossexuais podem surpreender com "saídas de armário", então acho mais que válida essa abordagem. É aguardar que tratem com cuidado e bom senso o tema, sempre causador de polêmicas. E ainda bem que a menina invisível foi já desmacarada, estava ficando chata já;


    - Tenho de admitir que estou gostando da trama ao redor de Sylar; achei muito interessante ele tomar o corpo de Matt enquanto seu verdadeiro corpo está sob controle de Nathan - que já "morreu", LoL! Meu palpite bizarro agora é que o Matt "morrerá", mas o Nathan continuará "vivo" - só não se sabe no corpo de quem! Ainda assim, mantenho a opinião de que o Sylar já deveria ter morrido e que deveriam se concentrar em apenas um protagonista por temporada - e Samuel tem sido bastante satisfatório nesse sentido. Pois tenho certeza absoluta de que se o Sylar recuperar seu corpo vai devorar todo mundo da Carnival e aí o volume/temporada terá aquele final previsível e batido de todos se unindo pra derrotar o Sylar. Por favor, chega disso!

    - Tracy. Inconstante. Demais. Títere de vilão. De novo. De novo. Está chato isso, podem cortá-la da série já. E a morte do menino está carregada de simbolismos de intolerância, medo e desesperança - a mensagem foi clara. Tenho pena do Noah, sente cada vez mais que sua existência foi um grande erro...

    - Excelente o rodízio e a proposta de centralizar o episódio em três casais - dessa forma, o desenvolvimento desses três foi bastante agradável e profundo. No próximo, retornaremos com Peter e Emma, Hiro e Charlie - e devo admitir que estou ansioso pelo próximo episódio, o que é ótimo. Heroes volta a ficar interessante. É aguardar que meus receios quanto ao término do volume/temporada não se tornem realidade...


    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  7. arrastar o garoto que se cura por uma corrente nos pés em uma picape é um bom reflexo do preconceito americano. em uma sociedade que acabou elegendo um presidente negro é importante lembrar (mesmo na ficção) seu passado inglório.

    e dar força ao movimento gay também foi uma boa sacada. toda a história de x-men inicialmente foi baseada nisso. Luther King contra Malcom X.

    gostei desse episódio, e sim... o samuel é um plágio de magneto.

    ResponderExcluir
  8. O Samuel vai ficar louco da vida quando descobrir que ele está trocando um viajante no tempo (Arnold) que está morrendo por outro que está indo no mesmo caminho(Hiro)!
    Vai ser muito interessante ver a reação dele quando descobrir essa mancada. Haja prédio!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos,

    também sou mais um que está muito decepcionado com a série, acho que nao tem foco nenhum mais, e está cada vez mais difícil arrumar motivacao para acompanhar, com relacao a história de um suposto homossexualismo envolvendo a Claire, acho que nao deveria fazer parte do contexto, porque coloca todos os holofotes em cima de problemas cotidianos, e nao estao enfatizando os superpoderes, sai um pouco fora, choca o telespectador com um assunto que nao tem nada haver ser tratado em uma série como Heroes, isso deixa pra ser tratado em OC, com relacao a trama de Matt, sempre achei muito inteligente a maneira que era colocada, mas acho que agora teve o limite, porque como foi dito eles estao focando geralmente em 3 e no máximo 4 personagens por episódio, mas se pensarmos bem Sylar tá em todas, ele é o que mais tem poderes, ele aparece em cenas interpretando Sylar, Nathan e as memórias de Matt, eu já nao aguentava mais nas temporadas anteriores o Sylar com tanto poder, agora entao com poder e multipersonagem, tá dez vezes pior, em Heroes nao vemos o bem e o mal equilibrados, vemos um lado maligno infinitamente mais poderoso, enquanto o bem é fraco, e o que é pior, as pessoas que representam o bem ainda estao indefinidas se é o lado certo a seguir, na primeira temporada, até cheguei a pensar que Heroes superaria Lost, mas nao chega nem perto, infelizmente tenho que reconhecer que depois deste péssimo episódio vai ser difícil continuar acompanhando, antes eu era um fa de Heroes, hoje eu sou mais um telespectador que assiste nao por falta de opcao, mas sim com um resto de esperanca que melhore.

    ResponderExcluir
  10. Como já comentei no final de uma temporada, vou repetir. Como tem pessoas que acompanham este blog que gostam de criticar, meter a boca. Isto é entretenimento, o que acho bacana é o que aconteceu no post do episódio anterior, onde ficamos discutindo, indagando, supondo respostas, isto é saudável e interesante, mas ficar lendo comentários de críticas? Blz, liberdade de expressão, mas não vou concordar mesmo, pois para mim está mais do que claro os objetivos, focos. O que eu tenho dúvida, eu deixo rolar e espero acontecer e ser repondido em futuros episódios. Alguns dizem que está sem sentido...eu pergunto: Como sem sentido? Assista os episódios novamente que dá para entender mto bem!

    Sobre o Sylar, no começo eu achei estranho ele em 2 lugares (corpos), mas depois o Matt explicou, disse que teve que colocar a memória do Sylar dentro dele mesmo (ao invés de apagar como o Haitiano faz). No episódio dos espelhos dá para entender que no caso não foi a memória total que o Matt tirou e sim a personalidade, pois o rasta-man conseguiu trazer as lembranças do Sylar de volta, mas não a personalidade assassina, má dele, que no caso está dentro do Matt. Isto é sem sentido? Não! O Matt tem poder mentar, pode fazer mtas coisas que nem imaginamos ainda...então ele pode sim ter tirado o Sylar dele mesmo e estar do jeito que está.

    Vou concordar com alguns fans aqui...gostei do comentários de cada um: Celinha, Eduardo, Kabral, Rupperts, Diogo e apoio as palavras do Rodrigo.

    Tá mto bem escrito SIM!

    Quem quer exatidão e entendimento claro, que assista documentários...XD

    ResponderExcluir
  11. Ahhh e Amanda, parabéns pelo blog, pelos seus comentários e por tudo que tem feito para nós fans.... ^^

    ResponderExcluir
  12. XPhoeNiX, é uma pena vc não estar gostando de como a série está, mas é tua opinião pessoal, respeitamos, claro.

    Rodrigo, também tenho notado essa firmeza nos arcos, algo que não acontecia a muito tempo.

    Diogo, acho que Bennet ainda pode ser melhor aproveitado, mas com certeza o Coleman faz toda a diferença.

    Rupperts, acho que a reviravolta Sylar/Matt foi necessária (apesar de estranha) estava ficando muito chato toda aquele situação.


    Kabral, vc lembrou de algo que realmente dá medo, o final. Até hoje eles nunca acertaram um final de temporada. Será que agora vai?

    Eduardo Ferreira, é bom lembrar que esse preconceito americano está em parte da população, principalmente naquelas situadas em cidades pequenas, não é a toa que isso aconteceu a Jeremy numa cidade bem afastada.

    Celinha, também fico imaginando se o Samuel não sabe da doença do Hiro. Se ele estiver tão mal informado assim (como do que Sylar realmente poderia fazer a todos eles) ele deve se dar mal em breve.

    Paulo, sua decepção talvez venha ao encarar Heroes como uma série sobre poderes. Estes temas de agora estão aí porque acima de tudo Heroes é uma série dramática, seu foco, principalmente nessa nova temporada, são as pessoas.

    Japones, também sou a favor de uma discussão saudável, é o que procuro fazer sempre. Sei que algumas pessoas vão ao extremo com suas opiniões, mas quando chega nesse nível é melhor deixar pra lá, o bom senso tem que estar acima de tudo.

    Obrigada a todos pelos comentários!

    ResponderExcluir
  13. Baseado neste último comentário da Amanda, eu apoio dizendo que o bacana nesta série não é somente pessoas com poderes, mas sim como elas lidam com estas habilidades no dia-a-dia junto com todos os problemas que qualquer pessoa normal tem. Na primeira temporada foi bacana até a abordagem de parte profissional e financeira do Matt. No começo eu imaginava de onde uma empresa (a Companhia) tirava grana para bancar as coisas, que só foi respondida beeeeem lá na frente (na segunda temporada) onde o Sr. Bishop transformava tudo em ouro (tá aí um poder bacana que eu adoraria ter, hehehehe).

    O Paulo pelo visto é fã de X-Man, portanto é legal deixar claro que Heroes não é igual ao X-Man. Acho que um dos maiores vilões de cada personagem são os seus próprios problemas e dilemas.

    ^^

    ResponderExcluir
  14. Só para retificar: eu também sou muito fã de X-Men, e digo para vocês que as HQs atuais focam no SER HUMANO, e não apenas em super-poderes.


    Heroes não é igual X-Men, realmente; Heroes não chega aos pés de X-Men, essa é a verdade.


    Não desmereço a série - ou não estaria assistindo, duh; mas sí para deixar claro que o direcionamento atual das HQs são os conflitos internos, os dilemas próprios. Na verdade, esse é um direcionamento geral da maioria das estórias de ficção concebidas neste século 21 - reflexo desta era em que as pessoas cada vez mais voltam-se apenas para si mesmas, cada vez mais egocênctricas, cada vez mais... solitárias.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, pra eitar confusões quero comunicar duas coisas: todos os comentários de nome "DIOGO" sobre esta temporada foram meus. E pra facilitar vou mudar o meu nick pra 'Diogo Carneiro'. Valeu!

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.