quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Review 4x10 - Brother’s Keeper

O episódio "Brother’s Keeper" deve representar o ápice das revelações feitas nessa temporada, mas a baixa audiência demonstra que Heroes entrou num caminho provavelmente sem volta para sua normalidade.


O irmão que protegia

Finalmente é revelado a relação que havia entre Samuel e seu irmão Joseph. O cara era centrado e muito mais ciente do que seu irmão, sabendo do segredo que agora vem à tona aos fãs, que poderia fazer Samuel o cara mais poderoso do mundo. Fica também meio óbvio que depois de descobrir a verdade, seja o próprio Samuel quem matou o irmão por te-lo protegido de tal segredo. Tudo o que ele quer até agora é juntar o máximo de pessoas com poderes para que possa de certa forma absorver suas forças e tornar, segundo Mohinder, mil vezes mais poderoso. Explicação um pouco forçada e tirada da cartola para explicar a função da Samuel na série, mas de certa forma teve lá sua originalidade.

A aparição de Mohinder para ter trazido essa bomba à tona só serviu para o que o público sentisse menos simpatia por seu personagem e continuasse se perguntando se já não era hora dele ter ido embora. Mais um personagem é salvo da morte, lembrando dos exageros da segunda temporada, só que dessa vez sem soro salvador. Charlie, Matt e agora Mohinder escapam de um fim trágico.


Tracy e Claire batem papo

Ainda não entendi aquela aparição nada a ver da Tracy com seus poderes descontrolados. Será algo explicado no futuro ou simplesmente uma desculpa pra ela aparecer na tela? De toda forma sua interação com Claire me deu muito sono, mas pelo menos serviu pra mostrar que ela ainda pode usar o poder de congelamento. Desde que apareceu ela tem sido tão rasa quanto o Sylar e agora se juntar a Samuel para somar seu time de “super baterias” para seus poderes. Acho que mais do que isso ela não irá fazer.


Nathan, Sylar e Matt, WTF?

Matt não aguentou e Sylar finalmente conseguiu o que queria. É pelo menos o que parece. Achei estranho o Sylar ter tomado o corpo do Matt tão facilmente. Ele teve que deixa-lo totalmente inconsciente da primeira vez e agora simplesmente foi lá e dominou seu corpo sem mais nem menos? Toda a situação foi muito estranha, deu dó do Nathan, ou de sua lembrança, tomando consciência da sua situação. Nessas horas tenho vontade de torcer o pescoço de Tim Kring.

E o Peter foi muito sem noção o episódio todo, primeiro descumprindo a ordem do Haitiano para ir sozinho ver o corpo do Nathan, depois não assimilou nada e continuou sem acreditar no que aconteceu mesmo com o Matt falando tudo. Achei isso meio estranho.

Agora resta saber o que houve com Sylar e é até quanto tempo Nathan ainda vai resistir naquele corpo.


Concluindo

Apesar dos furos do episódio ele até que foi bom, principalmente por suas revelações. A parte de Claire mais uma vez foi perda de tempo, mostrando que passou da hora de fazerem algo de útil com seu personagem. Com ela, Matt, Mohinder, Bennet, Tracy... são muitos personagens sem propósito. Outra coisa que senti ao assistir esse episódio e principalmente ao ver os números da audiência: temo pelo futuro da série. Essa temporada tem tudo para a ser a última, pois simplesmente está se esgotando em criatividade e o público tem respondido com sua ausência. Eu não queria mesmo ver o fim de Heroes, mas se for pra continuar com tramas sem sentido, personagens perdidos e propósitos esquecidos, é melhor parar por aqui.

15 comentários:

  1. Rukiou7:05 PM

    Não poderia ter falado melhor. Os personagens sem rumo estão enchendo a paciência, com tramas inúteis e que dão sono. Acho mesmo que só não eliminam esses personagens, pois alguns deles como Claire e Bennet têm alguns fãs. Os outros não fariam a menor falta, acho que ou os roteiristas estão programando algum arco interessante com esses personagens ou eles estão loucos. Particularmente gostei muito da trama Sylar-Matt-Nathan e de seu “desfecho” , apostava nela para esse episodio, suspeitava que Peter fosse curar Matt, mas os roteiristas me surpreenderam com ela principalmente nesse episodio. Me Decepcionei com Sammuel, Hiro e a Viajem para consertar o erro, achei que ele falava da morte de Suresh(que poderia ter morrido, pena que não, teria sido muito bem eliminado) achei que Hiro ia ser o astro desse arco mais Sammuel e Suresh apareceram 2 vezes mais que ele. O poder de Sammuel nos rende cada dia mais surpresas primeiro ele pode afundar casas (ate bem possível levando em consideração os seu poderes), mas achei bem forçada essa nova informação. Estou com o mesmo medo que você, o fim da serie. Tenho percebido que cada dia Heroes se parece mais com LOST, no sentido de que não se adquirem muitos novos Fãs no decorrer de uma temporada e do jeito que Heroes vem perdendo os antigos e bem provável que isso venha causar o fim da serie. Não gostaria de ver isso acontecer mesmo com as seqüências ruins que ela tem nos rendido, pois ainda temos algumas boas. Acredito que esses personagens sem rumo, mistérios do Carnival e vilões no corpo de mocinhos possam vir a gerar um grande final, também posso estar errado e isso gerar confusão nas cabeças dos fãs e o fim da serie, acho que vai ser difícil daqui pra frente, pois Heroes não tem a vantagem que series policiais e medicas tem de ter uma nova trama por dia com uma trama paralela, mesmo que os roteiristas criem um grande final isso só vai manter os fãs que a serie vai continuar tendo ate lá e trazer alguns novos e os que se perdeu durante a temporada, ao menos que haja uma grande reviravolta nos próximos episódios, o fim está próximo.

    ResponderExcluir
  2. rick bennet8:59 PM

    "Heroes não tem a vantagem que series policiais e medicas tem de ter uma nova trama por dia com uma trama paralela, mesmo que os roteiristas criem um grande final isso só vai manter os fãs que a serie vai continuar tendo ate lá e trazer alguns novos e os que se perdeu durante a temporada, ao menos que haja uma grande reviravolta nos próximos episódios, o fim está próximo." +1. O fim pode estar realmente próximo :\

    ResponderExcluir
  3. Gostei de assistir a este episódio.
    Claro que não esperava que Sylar ficasse no vácuo, só espero que não guardem ele para o final do volume.

    Quanto ao Samuel, bem, outro psicomaníaco com vontade de dominar o mundo com seu poder multiplicado por mil? Porque ele não tenta roubar um banco?
    Por favor, né! Esperava um passado mais bem trabalhado de um personagem aparentemente complexo. Ficou tudo tão simplório em volta dele.

    Quanto á Claire e Tracy, não há o que comentar.

    Para finalizar, a salvação de Hiro se perdeu em troca do poder de voo. E ele bem que poderia ter negociado a troca do filme pela Charlie, ele ficou tão patético ali.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo - ES11:31 PM

    justamente o que tenho colocado, e antes disso, mesmo fazendo um episodio com parte dos itens que achava serem necessários (coments anteriores), não conseguiram segurar a bola...nessa linha, o fim da série está proximo...resta assistir aos ultimos capitulos pra ver se melhora, mas sem expectativas, pois nem isso essa que era uma das melhores series que assisti tem merecido...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:28 AM

    Ao menos teve a parte cômica do episódio. Quando o pé da Claire quebra congelado. mas to achando sem sal mesmo... :(

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:07 AM

    metade da temporada? nao era só 15 episodios toda ela?

    ResponderExcluir
  7. eu particularmente não me incomodaria com o fim da série. ela teve seus pontos altos, baixos e as vezes picos interessantes.

    gostei desse episódio mas ainda me incomodo com uns detalhes ainda mais simples.

    ao tocar e roubar o poder do corpo do Sylar/Nathan não seria obvio de uma vez ao Peter de quem realmente é o corpo? e pq apenas um poder ao invés de todos que complementam o poder de Sylar?

    ResponderExcluir
  8. São 19 episódios encomendados para essa temporada, por isso já até passamos da metade dela.

    ResponderExcluir
  9. acho que eles podiam pensar em dar um tchan na série, trocando muitos personagens e tals.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com sua resenha, muito bem feita por sinal, como todas as outras.

    Mais uma vez estamos vendo a série ficar ruim. Eles tinham que tomar emprestado o que os roteirista de Lost fazem, não tem problema que o personagem seja extremamente querido do público, se ele tem que morrer pelo bem da história que assim seja.

    Matt (que foi um dos melhores personagens da pior das temporadas – a 2ª) e o Sylar evil deveriam ter morrido. Não é possível que cercado por aproximadamente 10 policiais comuns (nenhum de tropa de elite) um dos “100” tiros que Parkman levou não tenha lhe atingido na cabeça. E o que diabos ele estava fazendo no hospital fora da UTI (os tiros deram apenas um resfriado?). Ele não tem poder de cura e muito menos telecinese.

    Com a morte deles restaria apenas o corpo e os poderes de Sylar habitados pelas memórias de Nathan e poderiam talvez explorar a fome ou mesmo levá-lo a presidência para chegarmos a um futuro sombrio no qual os heróis precisariam se unir para enfrentar um desafio épico na ultima temporada.

    Mohinder já perdeu a validade faz muito tempo, assim como Nick/Tracy e qualquer outra irmã gêmea que ela tenha. E Peter estava bem na temporada até o ultimo episódio no qual voltou a ser o personagem mais manipulável de todos.

    Acho que a um gancho ótimo que eles perderam foi descartar a possibilidade daquele futuro sombrio (inspirado na HQ clássica dos X-men de John Byrne – “dias de um passado esquecido”). Um Hiro guerreiro e não um moleque bobo a 4 temporadas com um Peter homem e não esse babaca que está se mostrando outra vez.

    Uma pena o que eles fazem com a série, tinha tudo para ser um novo arquivo X da primeira década do XXI.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ver o episódio, e achei ele ruim, muito ruim.

    ResponderExcluir
  12. Gente, não sei não, mas realmente tá parecendo que esta temporada tá marcada pra ser a última da série e que os roteiristas já sabem disso. Eles estão agindo assim, tá muito estranho isso. Eu posso até ver a falação nos bastidores: "Ah, esta é a última temporada mesmo. E já fizemos merda mesmo. Já tá tudo ferrado mesmo. Então vamos facilitar, vamos dar um jeito em cada personagem da forma mais simples..." É uma pena, mas a impressão que me fica é que eles estão desistindo. E é mais lamentável ainda porque como disse o JAPZ, a série ainda poderia ter jeito. O César lembrou de algo que poderia reacender a série: os personagens do futuro que vimos na 1ª e na 2ª(?) temporada. Foi uma das coisas que mais chamaram a atenção do público para HEROES: A iminência de uma mudança TOTAL de rumo, o que nunca aconteceu. É isso que todos estão esperando até agora e foi isso que muitos cansaram de esperar e largaram a série. Por que é que eles não usam isso, meu Deus????

    ResponderExcluir
  13. A temporada está realmente uma vergonha de ruim, falar que o Peter tem sido medíocre e sem noção é amplamente desnecessário, vejam o caso da Claire, com o pai, é aquele relacionamento pão com manteiga, de gente que quer ser normal, o maior absurdo que houve neste ultimo episódio, foi a Tracy dizer a ela que iria se juntar a turma do Samuel e Claire não fazer qualquer alerta sobre o vira terra, simplesmente aconselhou que fosse. A coisa esta toda sem noção, sem novidades que me façam ficar de boca aberta. Que seja esta a última temporada.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:26 PM

    Antes de assistir o episódio conferi rapidamente a opinião da autora do blog sobre ele; o que me desanimou bastante. Mas felizmente ao assistí-lo me surpreendi e me peguei envolvido numa trama sólida, reveladora e ágil.

    Cá entre nós, episódios anteriores foram bem sonolentos, com tramas fracas e desinteressantes.

    Só um detalhe, Peter perdeu o poder de cura e agora?! Como poderá salvar HIRO?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo12:45 AM

    Conheci o Darren Frankel, que faz os efeitos especiais (Stargate Studios) e ele confidenciou que a séria ta subindo no telhado mesmo... Acho que essa é a última.

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.