quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Discutindo buracos em 'Redemption'

Criei este post para discutirmos algumas coisas que ainda ficaram em aberto, ou pouco explicadas na série. Se quiserem adicionar novos temas, é só pedir pelos comentários que trarei numa outra discussão para nossa análise. Por enquanto vamos tratar de temas da temporada atual. Lembrando que haverão spoilers nesses tópicos.

- A Viagem de Hiro para salvar Charlie: Como o Gabriel lembrou além de "Seven Minutes To Midnight" e "Homecoming" o episódio "Six Months Ago" faz parte do que aconteceu no Texas a 3 anos atrás. É o episódio em que Hiro volta no passado pela primeira vez para salvar Charlie. Aparentemente, Hiro alterou apenas o que ele queria do passado, mantendo Charlie viva. Mas o que ele fez com Sylar, inclusive o forçando a salvar Charlie e o impedindo de pegar o poder dela, pode alterar algo no futuro. Aliás, deveria mudar algo no futuro, até pela conversa que eles tiveram. Vamos ver se isso será levando em consideração daqui pra frente.

- O poder de Samuel: Para alguns ainda não ficou claro, mas Samuel tem apenas o poder de mover a terra. Ele também manipula a tinta usada nas tatuagens premonitórias de Lydia, pois elas são feitas (teoricamente) de mineirais, assim como a terra. Por isso também ele controla a polaridade de bússolas, está tudo ligado ao seu poder de lidar com a terra. Com esse poder ele derrubou aquela casa onde passou a infância e também a delegacia, simplesmente movendo a terra que estava abaixo das construções. Os outros poderes que vimos associados a ele são executados por pessoas do Carnival. Se por acaso o poder dele for mais do que isso, o que acredito não ser, teremos uma confirmalção na própria série.

- O poder de Sylar: Uma coisa é saber como as coisas funcionam. Outra é conserta-las sem ao menos ve-las. É isso o que Sylar fez no cérebro de Charlie. Se ele pudesse operar alguém sem abrir a cabeça, ele não usaria a mesma habilidade para copiar os poderes da pessoas? Serie esse mais um absurdo criado por roteiristas preguiçosos para curar Charlie?

- Hiro fica com Charlie em algum momento? Apesar de Hiro e Charlie formarem um casal perfeito, ainda fica uma dúvida em relação a seu futuro. Mesmo que ele passe por mais apuros nos próximos episódios e traga Charlie de volta não podemos nos esquecer que a atriz que a interpreta, Jayma Mays, faz parte do elenco principal de outra série, Glee. E a série é de outra emissora, a Fox, o que ainda complica mais a permanência dela em Heroes. Ela poderia fazer algumas participações, mas jamais se tornar um personagem fixo. Será que isso será decisivo para o futuro de Charlie?

Agora é com vocês! Depois faço um resumo do que foi discutido e partiremos para outros assuntos.

19 comentários:

  1. Filipe Kbça2:01 PM

    Cara, sinceramente concordo com a maioria de suas suposições e pensamentos, mas gostaria de salientar o seguinte. Em relação ao poder de Sylar de saber comos as coisas funcionam. Ele sabe sim, automaticamente sabe como conserta-las. Na terceira temporada o pai do Peter mostra pra ele que ele não precisa matar para pegar o poder. E o faz com Elle. Ele pode pegar poderes desde que os intenda primeiro. é o que ocorreu na 3ª temporada. Agora mover algo no cérebro da charlie, provavelmente uma conbinação de seu proprio poder (intender as coisas) com o poder da telesinese. de mover as coisas. Essa é minha conclusão.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Filipe quanto ao que Sylar fez com Elle, agora, ele conseguir curar uma pessoa em estado terminal já é exagero. Seria muito mais aceitável o Hiro e a Charlie serem curados pelo Peter atualmente.
    Agora, não sei se a revelação que Hiro fez a Sylar pode mudar o rumo dos acontecimentos, fica muito subjetivo.
    Quanto ao poder de Samuel, eu estava pensando em telecinésia avançada, mas a teoria da Amanda faz mais sentido.
    Também acho difícil Hiro e Charlie ficarem juntos, a não ser que o nosso viajante do tempo acabe saindo da série (o que seria uma perda gravíssima).
    Tenho uma dúvida que não sei se já foi respondida pelos roteiristas: Tracy não pode mais congelar, só molhar?

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o que mais confundiu em relação ao Samuel foram as cenas em que ele fez aparecer o Parque do nada. Primeiro pro Sylar, no meio da floresta e depois "teletransportando" a Tracy, quando ela saía da delegacia. Isso até pode ser obra de outras pessoas do Parque, mas até agora isso não ficou claro. Ou melhor, ficou parecendo mesmo que é parte do poder do Samuel. Mas me parece que isso ainda vai ser melhor esclarecido nos próximos episódios. Esperemos...

    ResponderExcluir
  4. O poder de Sylar:
    felipe nao poderia ter colocado melhor..
    de fato ele sabe e compreende como as coisas funcionam e assim pode copia-las...no inicio de heroes ele achava que só poderia fazer isso "fuçando" nao cérebro alheio como faz com seus relógios.
    Mas, na terceira temporada ele descobre que não precisa disso para ter os poderes, porém, como bem ja se sabe, Sylar é um Serial-killer! um assassino por assim dizer ele mata porque ele gosta, não porque não há outra maneira..

    agora para o will...
    Will de fato voce não entendeu o "problema" da charlie.
    ela nao tinha um tumor no cérebro (por tanto não estava em estado terminal (Y)),como foi dito várias vezes tanto na 1ª temporada como agora na 4ª ela tinha um coágulo, caso não saiba coágulo é um materia sólido que causa uma obstrução em algum vaso sanguinio no caso dela no cérebro.
    por ser um material sólido é de facil locomoção através dos poderes tele-cinéticos de Sylar.
    então ele nao fez nada mais nada menos doque retirar o coágulo.
    É isso ae gente Heroes rules...:D

    ResponderExcluir
  5. Os roteristas são preguiçosos e constantemente forçam a barra em cima dos poderes dos personagens; sendo o "poder" um ato "ficcional", eles se aproveitam para forçar acontecimentos que lhes interessa na trama - é a mesma coisa que ocorre com histórias mal-feitas sobre "magia": "ah, foi 'magia', tudo é possível!"

    Não é bem assim.

    Em estórias com elementos ficcionais como poderes mutantes e magia, é imprescindível ater-se à verossimilhança intera da narrativa - exemplo, se em algum momento tomaram a decisão infeliz de que o sangue da Claire tem propriedades curativas, então deveriam ter se lembrado disso quando Nathan teve a garganta cortada - porque, pra mim, o Noah que tomou um tiro no olho estava tão morto quanto o Nathan.

    O melhor seria que nunca tivessem extrapolado dessa forma o poder da Claire, bem como o do Peter - na segunda temporada ele atravessou a parede para fugir com o Adam, mas nem o Peter nem o Adam deviam saber que o DL tinha esse poder - DL este que estava bem longe do Peter no último da primeira temporada, hein?

    Agora essa coisa do Sylar. Deveriam ter mantido a limitação que forçava o Sylar a abrir cérebros para análisá-los; quando fizeram a "cagada" no caso da Elle abriram precedentes pra ele fazer qualquer coisa, praticamente.

    Em quadrinhos, há um ou outro personagem super-poderoso com o dom absurdo de "manipulação da realidade", que é simplesmente isto: o cara faz o que quiser. O que quiser MESMO. Mas geralmente esses personagens são para sagas e eventos especiais, e geralmente morrem ou são tirados da narrativa para sempre. São exceções para ápices da estória.

    O ápice do Sylar já passou há muito, muito tempo...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:43 PM

    eu acho q o poder de Sylar até pode ser usado de maneira não tão intrusiva, como ele disse q preferia. Mas ele tem uma compulsão por matar e tem sede de novos poderes, e também, aproveita para eliminar aqueles que poderiam enfrentá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Acho que todos os comentários até aqui concordam que forçaram a barra na cura da Charlie.

    Mas tem uma coisa bem interessante nisso, na resenha do episódio foi dito que a relação da Claire com seu pai estava igual a da temporada atual, uma relação mais adulta. Concordo plenamente, foi exatamente esse anacronismo que cometeram.

    No caso do Sylar curar a Charlie tem dois furos. O primeiro é quando Noah aparece e diz que não sabe como é o rosto de Sylar. A 3ª temporada mostrou que ele e Elle já sabiam como era o poder do sr. Gray e o que ele poderia virar (a cia já tinha catalogado sylar, não com os chips, mas o tinha nos registros num período anterior aos eventos mostrados na 1ª temporada).

    Segundo furo. O sylar atual (4ª temp) tem muito mais domínio dos seus poderes do que tinha na 1ª temporada, lembrando que ele foge dos agentes do FBI e está começando a colecionar habilidades. Acho que mesmo tendo sido um absurdo a forma como ele curou a moça, o Sylar não conseguiria fazer o que fez 3 anos antes do momento atual da história.

    Outra coisa, na 1ª temporada ele era cedendo por poder, não ia deixar barato para o Hiro e provavelmente na hora que o personagem desse as costas para ele e se concentrasse na sua amada teria a cabeça aberta.

    Uma coisa é certa, sylar foi o que mais sofreu com os furos de roteiro até aqui. Tentaram transformá-lo em homem da Cia, em Petrelli, num mocinho e toda vez erraram a mão. Todas as questões que envolveram viagem no tempo na série são acompanhadas de muitos furos. Quer saber de um? 3ª temporada. Sylar não matou a Claire por que viu que ela tinha algo especial (a luz da mãe do Hiro) e quando o japa voltou no tempo e recebeu a luz da mãe, por que Sylar não matou claire, já que ela não tinha a coisa especial? FURO.

    Espero que Hiro não salve o Mohinder, não faz falta nenhuma.

    Apesra do furo a série está melhorando, Samuel é um personagem interessante, lembra muito o magneto em alguns aspectos, vamos ver o que virá.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Filipe sobre o poder do Sylar, ele pode sim pegar poder sem abrir a jaca dos outros, ele apenas fazia isso por causa da "fome" que é uma reação adversa do poder dele.

    Não acompanho a Charlie em outro seriado, então ela é "x"(incógnita) para mim.

    ResponderExcluir
  9. Só pra ratificar que concordo e aplaudo os furos apontados pelo César A.

    ResponderExcluir
  10. Coconcordo com o japones, o poder do Sylar e entender com sa coisas funcionam, ele pode sim "aprender" a usar os poderes dos outros,o problema é o anceio que ele sente(muitas vezes percebi por le mesmo), tem que ser algo imediato, enquanto abrir a cabeça dos outros for mais rapido do que aprender o poder, ele vai continuar a usar isso

    contanto a duvidas tenho uma apenas sobre a nova temporada:
    não entendi direito o poder do edgar, creio que seja apenas super velocidade(como daphne) e o "lance" com as facas seja algo que ele aprendeu a fazer. se alguem souber por favor responda.

    ResponderExcluir
  11. Juntando a review da amanda, os comentários da galera e as minhas próprias idéias, quero deixar aqui o que penso sobre os pontos mais polêmicos levantados depois deste episódio:

    1. O poder de Samuel: A única coisa que está clara pra mim é que ele controla os MINERAIS. Como a própria Amanda disse, destruir construções e controlar a tinta faz parte disso. Neste episódio ficou óbvio que ele convence as pessoas do parque a usarem seus poderes a seu favor. Mas reafirmando o que eu disse num tópico anterior, o que ainda não está claro é como se dá a aparição do parque em locais diferentes. ainda não deu pra saber se é ele quem faz isso ou se é alguém do parque que o faz sem aparecer.

    2.Sylar curando Charlie: Considero possível por um lado, mas meio forçado po outro. Possível pois o poder de "saber como funcionam as coisas" associado à telecinese poderiam sim permitir que Sylar fizesse o que fez. Mas é meio forçado pois, se bem me lembro, o Sylar dessa época (1ª temp.) não parava pra pensar. O cara além de ser um psicopata clássico, ainda tinha o problema aumentado pela fome que o poder lhe dava. Quando farejava um poder, não tinha quem o impedisse de cortar cabeças! E outra, nessa época ele nem sabia que podia mexer na cabeça dos outros sem abri-las. Isso só veio na outra temporada.

    3. Noah saber quem era Sylar: Neste episódio há uma cena em que Noah diz que não conhece o rosto de Sylar. Pois bem, na segunda temporada(?) é mostrado que Noah e Elle participaram ativamente da "criação" do monstro Sylar. Só que eu acho que eles só o conheciam pelo nome Gabriel Gray. Quando aparece um serial Killer chamado SYLAR, talvez eles não imaginassem que se tratava da mesm pessoa.

    4. A parceira de Noah: não dá pra chamar de parceira pois em nenhum momento isto foi dito nem mostrado. Até porque nesta época o parceiro de Noah era o Haitiano, e todos lembram do "One of us, one of them", né? Pra mim ficou óbvio que ela não tinha poderes. Seria ridículo um furo desses por parte dos roteiristas. O que fica claro é que os dois trabalhavam na companhia e eram muuuuito amigos. A ponto de rolar esta confusão de sentimentos.


    Pra finalizar: Will, a sua pergunta ainda não foi completamente respondida. Mas dê novamente uma olhada no episódio duplo do início desta temporada. Há algo que me parece uma pista no quase afogamento de Noah no carro. Além da água que invade, todas as vedações do carro, por onde poderia vazar a água, começam a congelar. Isso pra mim é um indício forte de que Tracy ainda pode se congelar, ou, pelo menos, congelar outras coisas (ou pessoas).

    Éissaí!
    Valeu gente!!!

    ResponderExcluir
  12. Promo do episódio 4x09 legendado: http://www.youtube.com/watch?v=q-WPf6BTxHs

    Demorou mas chegou... Enjoy!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1:37 PM

    Gente.
    1 - É sim super plausível que o Sylar tenha salvo a Charlie. Na verdade ele não tinha falta de controle sobre seu poder. Acontece que ele tentava não se expor. Ele evitava confrontos e agia furtivamente. Depois que todo mundo descobriu ele que ele fiou mais ousado. E sim. Como nossa amiga Thallis Ramos, deu uma aulinha de medicina, é possível salvar a Charlie do coágulo. E o Sylar é inteligentíssimo por natureza. Seu poder até ajuda. Pois se vc compreende bem uma coisa, vc pode manipulá-la. Se ele entende o corpohumano e isso já ficou provado, ele pode sim, dar uma de médico rs.
    Não se esqueçam que na casa dele e na relooaria era cercado de livros. Ele era um nerd. Só que a sede por cortar cabeças subiu a cabeça e ele ficou sanguinário.
    E outra: Ele consertava relógios abrindo, correto? Mas ele conseguia dar um diagnóstico de qual era o problema só olhando ou ouvindo. Isso + a telecinese, permite a ele, consertar, sem ter que abrir.
    Eu gostei desta face do poder dele, porque tinha ficado confuso aquela História de EMPATIA. Não tava entendendo bem. mas agora deu para perceber que assim, como ele abre cabeça para entender, ele pode entender sem abrir a cabeça. Na verdade ele não absorve nada, ele entende como funciona e se põe no lugar da pessoa (replicando assim seu poder). algo como apreender a fazer uma tarefa, observando bem quem a faz. Porisso o pai do Peter sabia que ele podia fazer isso. Aliás, várias vezes na série, o Syler leu intenções das pessoas, entendeu as coisas desse jeito. Abrir cabeças é porque ele é um sanguinário.
    E sim, ele sempre manipuliu bem os poderes dele. Qualquer habilidade, na mão dele cai como uma luva. Lembran-se do cara metamorfo? Pois anos usando a habilidade e ainda sentia dor pacas ao se transformar, num processo lento e doloroso. Na cena que ele foge, vai se tranformando e gemendo. Dá até dó. Já o Sylar, com poucos usos da habilidade, logo estava transformando e destransformando num piscar de olhos, naturalmente.
    Entendo que o poder do sylar é como o do peter mesmo, mas no Peter, é instintivo, seu corpo que aprende a habilidade. Já o sylar, aprende observando, por inteligencia mesmo, entendendo. Porisso que ele domina.
    Ah ele é esperto. Só não tinha mexido na cabeça dos outros, sem abrir, porque não tinha precisado desta vez ele precisou.

    2 - Sobre os furos.... Gente. Eu parei de analisar pois, toda vez que eles mostram o passado, cometem vários erros. No volume Villans, eles detonaram com o episodio em que o Morrinder vai atras do pai. Parece que os produtores/roteiristas não assistem o espisódio a qual vão se referir, para não ca%a# no episódio.

    3 - A Tracy congela sim. No episodio do bennet sendo afogado no carro, as macenetas congelam. Ela ficou bem poderosa. Mas parece que prefere usar a água desta vez (parece ser menos destrutivel que congelar rs)

    CONTINU>>>

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1:38 PM

    Continuação do Post do Marcos Maia.>>>>>
    (Desculpe, Amanda, é que sempre falta tempo de postar por causa do trabalho.... Que qdo mando fica grande... rs.;)

    4 - Qualquer habilidade relacionada com o circo, lembrem-se que ta cheio de gente, cada um com um poder.
    Sobre o Sammuel também to mais ou menos confuso com o poder dele. Sim. Tudo que é mineral (tem a ver com a terra). Não sei qual a composição da tinta, mas se for assim, com a polaridade da bússola. Ele deveria controlar também as pedras (são rochas minerais) e até o metal, ferro, e até lava vulcânica. Ele seria um tipo de MAGNETO completo. Pois a magnitude dos polos, giro da terra, movimento da placa tectônicas (que causam terremotos), ta tudo ligado. Rochas e Metais são minerais que também sofrem a força dessas influências e também causam essa influência.
    Pois é.. rs... Aula de Física e Geografia.

    5 - Falando em Física. Estava discutindo com meu primo que faz engenharia sobre o poder da Ema. Eu sou publicitário e ele estuda muito física. O som é uma onda (ponto). A ema enxerga como feixes ou picos de iluminação. OK. Mas quando ela manipulou sem querer o som, ficou claro que ele se tornou uma energia cinética colorida. Mas só ela ve cores. Isso pode significar que ela enxerga as cores da energia. Pois o som é uma energia. Eu digo que é mecânica, pois o som é uma onda. Meu primo diz que mecânica é sinética. tudo bem.. Isso significa que ela poderia ver as cores da energia que o Sylar manipula por exemplo, ou será que só som mesmo? E ela ve feixes de luz, porque ela converte as ondas de som em raios de som, ou o som continua comportando-se da mesma maneira mas ela vê de forma diferente? Eu gosto da idéia de que ela ve a energia do som da forma que seria caso ela convertesse a onde em raio. E que pode converter de fato em raio.
    O JESSE, que dava uns berros, aquilo era o som na sua forme de agir, em onda. O que acham?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Paulo2:40 AM

    Concordo com o que foi explicado aqui sobre o Sylar. Eu vim aqui só pq me lembrei disso, mas vi que outras pessoas já chegaram à mesma conclusão que eu.
    O poder do Sylar vem acompanhado da "fome"(ou "hunger"). Por isso ele mata as pessoas, não é pq ele é um assassino sanguinolento e bla bla bla... isso fica claro no episódio em que peter tá no futuro e visita a casa de Sylar e Elle. Ele absorve o poder de Sylar e na mesma hora comeca a sentir a "fome", ou ele era um serial killer tbm e não sabia? Acho q tá bem claro isso.
    No entanto concordo com o que falaram, do jeito q ele tava naquela época, não se controlava por nada, bastaria um vacilo de Hiro (o que não é nada incomum), pra ele arrancar fora a tampa da cabeça dele e de mais 500 que tivessem ao redor.
    Quanto à temporada em geral, to achando uma merda essa centralização em Sylar. Peter é que devia estar em evidência, o pessoal do Carnival, novos poderes, brigas emocionantes... Amanda vc não tem contato com o Tim Kring não?! hahahaha devia dar essas dicas daqui do forum! Tem cada uma melhor q a outra... se ele seguisse esse fórum, com certeza heroes taria com bem mais audiencia hj!
    Que Heroes encontre sua própria redenção!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3:41 PM

    PODER DO SYLAR
    O furo do poder do Sylar não é um furo, os amigos ai do site Heroes estam esquecendo do episódio em que o pai do Peter patreli, ensina que o sylar não precisa abrir a cabeça das pessoas para entender como as coisas funcionam, ele sempre pode obter o poder sem precisar matar, mas foi o próprio sylar depois de matar a própria mão, quem decidiu seguir o caminha da matança. E o sylar não fez uma "operação", a Charlie tinha apenas um coagulo no cérebro, ele usou a habilidade dele de "mover as coisas" e moveu o coagulo por alguma veia o retirando pelo olho da Charlie.

    Curiosidade: O sylar já tinha feito algo parecido quando ele conseguiu a habilidade da Clair e descobriu o "ponto fraco" da cura instantanea, ele moveu o pontos fraco dele da cabeça para outra parte do corpo, foi assim que ele se salvou quando um personagem (não lembro qual, acho que foi o pai adotivo da clair) perfurou o ponto fraco na cabeça dele.

    Espero ter esclarecido esta dúvida ^^

    ResponderExcluir
  17. Foi o Danko que enfiou uma faca no Sylar para tentar matá-lo. Vi que a Amanda apagou um comentário meu, mas concordo pq tava "estranho" (hehehehe), só voltei aqui para deixar um fato:

    SYLAR É UM GÊNIO!

    Simplesmente pelo fato dele pegar o poder de qualquer um e usar melhor que o dono.

    ResponderExcluir
  18. Japones, eu não apaguei nenhuma mensagem sua. Eu só apago propagandas e spoilers fora de lugar. Mas aqui pode comentar spoilers sim.

    ResponderExcluir
  19. ahhh, hehehe, mal...confundi de post e achei isto....

    ^^

    Bjão

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.