sábado, 13 de fevereiro de 2010

Review 4x19 - Brave New World

Esta é a primeira vez que assisto a um final de temporada de Heroes não esperando algo extraordinário. Parte do que aconteceria no final era esperado, mas algumas coisas acabaram me surpreendendo. Principalmente a deixa para a nova temporada, que nem sabemos se irá acontecer.

Por mais que Claire e Noah se desentenderam ao longo dos 4 anos da série, conseguiram nessa ultima temporada finalmente criar algum entendimento mais sólido. A questão da confiança foi estabelecida, mas abalada novamente ao final do episódio. A revelação do passado de Noah foi algo feito no momento errado mas pelo motivo certo. Pela primeira vez Claire consegue ver o pai pelo que realmente é.

Com os dois presos no buraco, era certa a morte de Bennet pela falta de ar. Mas é óbvio que não iriam matar um dos personagens mais populares da série. E foi nesse momento que trouxeram Tracy de volta, quase que marcando uma despedida da personagem na série. A saga de Tracy foi completamente esquecida em Heroes. Nos quadrinhos a coisa é diferente, as histórias são mais concisas, bem mais trabalhadas e mais animadoras do que as da série. Mas são universos diferentes, então nem sempre o que acontece na série reflete nos quadrinhos, e vice-versa.

A quarta temporada começou com uma certa tendência, que foi se modificando ao longo da temporada, convergendo para um final que parece remeter a planos diferentes. Assunto para uma análise geral da temporada, mas que precisa ser mencionado aqui: Redemption deu voltas desnecessárias, mudou seu curso (ia para o leste, mudou para o sul e depois foi ao norte, como a bússola de Samuel). O Carnival mudava de lugar. Como? Acho que nunca vamos saber. Tracy era pra ser “a vilã”, mas mudou de idéia e depois já não sabia mais o que queria.

Voltando ao episódio, acho que detalhadamente não há muito o que falar dele. Peter e Sylar funcionaram bem, mesmo eu sentido que Sylar não estava tão convincente como um herói. Pra ele e Peter, anos se passaram pra chegar naquilo. Pra nós, não. Hiro se reencontra com Charlie já uma senhora. Achei uma boa saída para uma vinda impossível da atriz original para o papel. No fim das contas Hiro não só salvou a vida de Charlie, como a deixou (sem querer) num lugar onde poderia seguir com sua vida e se tornar uma pessoa feliz criando sua própria família.

O maior erro nisso foi repetir a dose de uma lição já aprendida no passado por Hiro. Voltar no tempo para mudar o futuro (ou o presente, que seja) não vale a pena. Claire então já passou diversas vezes por situações tão repetidas que ficou previsível suas motivações com o passar do tempo. Somente Peter vivenciou algo diferente. Lutando sozinho para se tornar um herói, tendo que aceitar a morte do irmão, tendo que enfrentar seu maior inimigo e depois se tornar aliado dele. Foi uma temporada de crescimento para este personagem.

E quanto ao resto? Matt pagou pelas consequencias de seus atos ao manipular Sylar criando a identidade de Nathan nele. Sofreu pelas chantagens do vilão e ainda se puniu ao evitar o uso de seus poderes. Poderes que foram encarados como uma espécie de maldição, algo que o ligaria com o que aconteceu com seu pai. Sim, havia algo no Matt que poderia ser muito mais bem aproveitado do que apenas sofrer na mão de Sylar enquanto tentava retomar a sua vida de pai de família. Seu poder poderia atormenta-lo muito mais, o levando a se tornar um vilão como seu pai foi. Está tudo aí para ser aproveitado. No final das contas Matt não aprende nada. Quando finalmente tem uma boa idéia, Peter chega para acabar com a festa. Um mal necessário.

Peter e Emma. Mais uma parte interessante da temporada. Não forçaram um romance entre a dupla, o que se tornaria um clichê fácil para Peter. Peter foi companheiro, amigo. Trouxe Emma de volta à vida. Não era uma Simone, ou uma Caitlin (e ficar esquecida no tempo, literalmente) era uma personagem de personalidade, forte. Mal aproveitada, como muitos, mas que teve seu espaço.

Samuel foi tudo. Bom, ruim, amado, odiado, confuso, imponente, infiel, poderoso e fracassado. Hora queria conquistar um amor do passado, hora queria apenas ser poderoso. Também quis impor seu poder à pessoas comuns, quis revelar que no mundo haviam pessoas com poderes e que elas eram seres superiores a todos os outros. Quis liderar um exército de seres especiais, quis convencer a todos que tinha a razão. Acabou sozinho, derrotado, preso, mas ainda vivo. É dificil matar um vilão carismático em Heroes. Se bem que Samuel não foi de todo aceito pelo público.

Ando foi como Tracy. Tinha objetivos, depois não teve mais. Sumiu, voltou. A diferença é que Ando foi muito mais funcional que Tracy. Sem Ando apoiando Hiro, Hiro não é o mesmo. Sem Ando não seria divertido o resgate de Mohinder. Não haveria uma pessoa para chama-lo de volta a sua realidade enquanto lidava com uma velha Charlie. Pena que tudo ocorreu um pouco tarde.

Mohinder então, se foi mesmo? Se foi, foi tarde. Tudo que ele fez nessa temporada foi piorar as burradas que já cometeu no passado. E isso é a mesma coisa que ele vem fazendo desde a primeira temporada. Mohinder criou o soro que fez Sylar se recuperar. Bolou uma fórmula para dar poderes a pessoas comuns quando deveria fazer o oposto. Foi até Joseph dizendo que Samuel poderia ter um poder maior do que realmente era. Pra quê? Para atiçar a cobiça do manipulador de terra. Quem em sã consciência faria o que Mohinder fez? Saiu pela tangente, pensando na mulher que deixou na Índia e que a essa altura já considera Mohinder carta fora do baralho.

Angela Petrelli, assim como Noah Bennet, manteve a integridade de seu personagem. É praticamente um patrimônio histórico na série. Ninguém pode mexer com ela. É um pilar que ainda sustenta a base de fãs que vem há quatro anos acompanhando essa saga. E é bom que isso não mude.

Depois de quatro anos, temos quase todos reunidos em mais uma cena final. O que mudou aqui é um simples ato de uma ex-líder de torcida. Que me fez sentir adorar e odiar ao mesmo tempo sua atitude de se jogar do alto de uma roda gigante revelando ao mundo sua habilidade. Odiei porque seu ato foi uma de uma estupidez tão grande, que até Sylar percebeu o tamanho do problema. Porque seu pai pediu, no seu quase leito de morte, para que ela jamais fizesse aquilo. Porque ela só vai criar mais motivos para se lamentar no futuro.

E adorei, porque me fez lembrar da primeira temporada. Porque Tim Kring teve um momento raro de genialidade e usou a velha frase que ela usava ao pedir que Zach gravasse os videos dela se jogando de alturas no Texas. Todos os fãs da série devem ter sentido um pouco daquela ansiedade do primeiro ano. Porque o clima de nostalgia foi alcançado pela primeira vez há muito tempo. Porque, afinal de contas, algo realmente mudou e vai render assunto para uma nova temporada, algo que até poderia ser uma prévia do que vimos em Villains, um futuro caótico em que seres com poderes eram perseguidos e exterminados.

Esse final deixou uma ponta de esperança aos fãs que ainda seguem firmes vendo a série. Sabemos um pouco do que esperar de uma possível quinta temporada. E o pouco que sabemos é o suficiente para nos manter ansiosos por mais uma dose de Heroes no “Admirável Mundo Novo” do pós-salto de Claire.

22 comentários:

  1. nuss.. estava esperando esse review a um tempao, pra poder comenta-lo.
    Achei o ultipo epi muito bom. Assim como comentado acima, alguma estorias como a de Hiro e Charlie, onde conseguiram bolar algo muito bom pra tirar a personagem do caminho e fazer Hiro crescer um pouco talvez.

    Achei a parte do Noah sendo resgatado muito forçado.. primeiro como a Tracy conseguiu localiza-lo, e em seguida pela forma de resgate. Cena um pouco ridicula a meu ver.

    A parte final de Claire realmente deu raiva... menina nao aprende, nao cresce... babaca d+... bem "jovem americaninha".

    Sylar... interessante.. talvez de pra desenrolar algo bom...

    De resto, creio que deixou muitos na ansia da proxima temporada. Esperemos que continue com nossa serie!

    vlw

    ResponderExcluir
  2. Rafael10:39 PM

    Na minha opiniao Heroes deveria ser cancelada, porque ela já se perdeu a muito tempo.
    Por mais que eu goste da serie eu sei quando algo esta ruim e pra mim quem fala que Heroes está fazendo episodios maravilhosos esta sendo hipocrita.
    Mas essa é apenas a minha opiniao.

    ResponderExcluir
  3. Como eu havia dito antes, Claire sem duvidas não é uma garota ingênua.
    Se opôs contra Samuel assim que soube as suas verdadeiras intenções.
    Acho que com o episodio de fim de temporada, ficou claro que vimos uma Claire muito mais disposta a batalhar pelo lugar dos humanos especiais como ela e parar de se esconder.

    Quanto ao Syllar... Sinistro...
    Claro que a historia de um Syllar psicopata indo atrás dos poderes dos outros, já tava martelando muito sem ter grandes efeitos.
    Vimos um Syllar, arrependido de seus atos e pronto para fazer a diferença.
    Ele foi atrás de Emma, pra salvar ela das garras de Eric Doyle e acabou sendo manipulado por ele... Mas Emma num curto momento de liberdade, usou seu poder para acabar com manipulador de marionetes. (Sem duvida, um dos pontos mais fortes da série...)
    Então Syllar salvou e foi salvo por Emma.
    Confesso é que estranho pra caramba ver esse lado herói dele, mas pode ser uma boa saída. Vamos ver como isso se sai na próxima temporada.

    No review passado foi dito que Emma foi muito ingênua de ter denunciado Lauren para Samuel...
    Volto a dizer que mais uma vez você esta considerando o que vocês sabe Amanda, e não o que o personagem sabe.
    Até o momento, ela estava brigada com Peter. (o que você faz se um cara que você ta construindo laços de confiança chega na sua casa começa a falar um tanto de coisas confusas e quebra o seu Violoncelo favorito?!) Até então, pela lábia de Samuel ela tinha muito razão pra confiar nele, do que em uma desconhecida que apareceu do nada.
    Mas podemos ver, que ao escutar o que a desconhecida lhe disse, e ligar isso ao que Peter disse ela foi diretamente contra Samuel.
    Então não se pode dizer que ela foi inocente só porque ela caiu inicialmente na garras do vilão, sendo que ela nem sabia das suas intenções. Se ela tivesse continuado do lado de Samuel, ai sim poderia dizer que foi ingênua. Mas voltando ao episódio...

    Peter, mais uma vez nos mostra a essência do seu personagem, que é a de fazer aquilo que deve ser feito, o cara determinado, aquele que podemos chamar de Herói.
    Seu combate com Samuel foi outro ponto alto do episodio.

    ResponderExcluir
  4. Tracy apareceu em um bom momento e salvou Noah e Claire. O método que ela fez, sem duvida surpreendeu todo mundo e considero outro ponto forte do episodio.
    Ela volta a ter utilidade na série e também deixa um certo ar de mistério quando não volta a sua forma humana. Talvez tenha sido de fato um jeito de dizer adeus a série.

    A Hiro e Ando volta a fazer uma grande dupla, sendo outro ponto forte desse episodio.
    Finalmente lembraram a utilidade dos poderes de Ando, o ver sobrecarregando os poderes de Hiro, foi muito bom.
    Alem disso, podemos ver que ao resolver seus problemas com Charlie, Hiro parece estar de volta com tudo e teve papel fundamental na derrota de Samuel.

    Matt acabou sendo fisicamente inutilizado, mas mesmo assim teve importância vital para acabar com os planos de Samuel, quando usou seus poderes para colocar o homem copia contra Samuel.

    Noah, o homem com o plano escapou da morte graças a Tracy, também teve papel fundamental para a derrota de Samuel. Orquestrou a derrota de Samuel com a ajuda Claire, Edgar(Que provou que não é ingênuo) ,Eli (Controlado por Matt)

    Mohinder não apareceu... E quer saber... Acho que nem fez falta. Por mim deixa a série se ele, ou coloca ele pra fazer só as narrações do começo, que ta bom. E olha que eu realmente tive esperança de que o personagem dele fosse tomar um rumo mais importante e heróico para a serie.
    Acabou que ele tomou, mas foi pra voltar pra casa e tentar viver finalmente em paz... Nem culpo o personagem dele, até entendo o seu lado.

    Ângela também não apareceu... Mas achei bom, porque quanto menos ela aparecer, menos a serie vai depender da historia do “precisamos saber o futuro para evitar que algo ruim acontece”. As coisas podem ser mais momentâneas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:00 PM

    Pra mim,Heroes ainda tem uma esperança! Com essa nova temporada onde nossos herois já estão espostos ao mundo exterior pode ser melhor do que a ultima, eles podem ajudar as pessoas com seus poderes ou até usa-los para o mal, fica a critério deles. Mas eu já estava esperando os herois mostrarem seus poderes ao mundo a muito tempo, e pra mim a coisa mais emocionante e não mais irritante como muitos estão falando foi a Claire ter mostrado suas habilidades para o mundo.(MINHA OPNIÃO)

    ResponderExcluir
  6. tava esperando o reviw a tempão tb haha seus reviews sempre me fazem pensar bastante sobre a série haha. eu fiquei muito curiosa com o final da série, e sobre o que o pai da claire vai fazer quanto a essa atitude infantil que ela teve. heroes simplismente não pode ser cancelada com um final desse, eles querem matar os fãs :O

    ResponderExcluir
  7. Adoro muito heroes, até bom argumento como você disse, até fico muito muito muito interessado por próximo temporada, pois nova temporada é no próximo de setembro de 2010?

    ResponderExcluir
  8. Marcos4:42 PM

    Eu esperava mais de Samuel...
    Pela maneira que expuseram sobre o super poder de Samuel, achava que a última cena teria mais ação entre ele (Samuel), Peter e Sylar.
    E o Sylar? Francamente... tanto poder para nada.

    ResponderExcluir
  9. Rafael, eu já falei sobre esse comentário da ingenuidade da Emma. Não foi em relação à denúncia da Lauren, mas sim por confrontar Samuel sobre aquilo esperando que ele falasse a verdade (se isso fosse mesmo verdade ele não ia admitir naquele momento) ela deveria ficar quieta.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5:07 PM

    My Nickname: Pepelegal
    Bom, ja dei minha opiniao sobre Heroes em um post anterior. Disse q foi a primeira serie q realmente me chamou a atencao e literalmente me prendeu. Nao perdi um capitulo. No final, falei sobre minha decepcao com o rumo tomado pela serie e infelizmente, pensava q deveria ser cancelada.
    Venho agora, humildemente, parabenizar a Amanda pelos reviews. Sempre ponderados, analisando de forma concisa sem deixar o lado emocional prevalecer. Parabens Amanda, por ajudar, a nos, fas, termos noticias, opinioes, espacos para discussoes, etc... Esta parecendo despedida... heheheh... Espero q nao seja assim.
    Gnde Abraço!!! Pepelegal

    ResponderExcluir
  11. Amanda...o penúltimo parágrafo traduziu perfeitamente o que senti. Sinceramente espero um 5º ano, pois esses último três episódio me fizeram lembrar o porque continuei assistindo Heroes...

    Parabéns pelo excelente post, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8:09 AM

    hheroes começou acaba quando o peter perdeu os poderes deles para SEMPRE, divia ter deixado o carnaval te ficado somente 11 episodios, fico muito sem rumo, gostei do final foi algo inesperado e isso que me fascina, mas peloq ue eu estou vendo seria legal se o peter virasse o vilao , (na terceira ele nem viro), eu acho que esa 5 temp vai ser o futuro da 3 temp oq eu espero pois achei legal esse fturo

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12:08 AM

    Assisti as duas primeiras temporadas, a terceira não aguentei e parei.
    Voltei assisir essa última e vi como está perdido, heroes está muito fraco! O enredo é um tanto louco, sem noção. Minha opinião sobre esse último episódio? Até pareceu que a temporada foi encerrada abruptamente. A série tem o seu potencial, mas está mal conduzida, não sei se vale apenas correr atrás para corrigir, está muito desgastada, o fácil é terminar a série.

    ResponderExcluir
  14. Tiago9:17 AM

    Gostei quando vc disse que Heroes esá cada vez mais previsivel. Não sei se nós entendemos mais a serie ou se a mesma se tornou repetitiva.
    Apenas duas coisas me surpreenderam neste episodio final. O final de Hiro e Charlie e a burrada da Claire.
    Só sei que a burrada da Claire pode nos trazer algo novo na serie. Só basta os roteiristas colocar a cabeça pra funcionar.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo10:26 AM

    A Claire é ridicula,

    na segunda ou terceira temporada o Peter do futuro foi pro passado matar o próprio irmão pra que não fizesse essa cagada de falar em publico que tem poder, por iria vivenciar uma caçada, igual a temporada do terceira temporada.

    Falou com a Claire, o Matt segurando o Sylar foi patético, porque ele não fez isso antes?

    Ela é tão patética que queria ter uma vida normal, agora conseguiu ter a vida normal dela...

    ridiculo ridiculo,
    ia assistir até o primeiro eps. da próxima temporada, mas parei por aqui.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11:46 AM

    Pessoal, é muito triste para mim dizer isso, mas o melhor que pode acontecer a Heroes é ser cancelada.
    Vamos combinar, quem quer ver Peter e Sylar amigos? Mas como promover uma batalha entre os dois se desde a segunda temporada o Peter está "meia boca". Sinceramente, se fizermos um breve exercício de reflexão, deixando qualquer paixão de lado, não era o fato do Peter ser tão poderoso que arruinava a série, prova disso é que a qualidade das histórias vem caindo cada vez mais. O que arruinou a série foi a persistência em se manter o Sylar. O que arruinou a série foi nunca, nunca promover o combate final entre Peter e Sylar quando ambos estavam no auge - ou será que alguém esqueceu, na primeira temporada, quando Peter começou a dominar seus poderes, a batalha entre ele e Sylar que foi um momento de grande tensão e inesquecível para os fãs da série?
    Na minha opinião, os roteiristas de Heroes sempre encontram a pior forma de dar continuidade às histórias. Matt é subutilizado, Hiro é subutilizado, Tracy então...falando nela, vejam só, mataram a Nikki para colocar uma personagem totalmente perdida e sem carisma na história. Será que só eu morro de saudade da Nikki quando vejo a Tracy?
    Senhores, muito se criticou a segunda temporada, mas vejamos como estávamos lá: Peter um verdadeiro contraponto a Sylar, Hiro se tornando um herói de verdade, Matt descobrindo o que ele poderia ser capaz de fazer com seu poder, Noah em altas armações envolvendo a companhia. Agora, temos: Peter tão fraco que teve de pedir ajuda ao Sylar, Hiro na mesma idade mental que estava na primeira temporada, Matt sem nenhuma novidade, Tracy descartável, Noah sendo passado para trás pela Claire. Senhores...suplico para que cancelem Heroes...não aguentarei acompanhar uma série que me leve a uma situação pior que a atual.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo12:19 AM

    Só n entendi afinal a dos poderes do peter! ele pegou so a habilidade de voo do sylar? por q foi assim q ele empurrou o Samuel, dai nesse "toque" ele pegou o terracinese do Samuel e agora é so isso q ele tem/? poxa, por q ele nao pega todos os poderes do sylar de uma vez, ou devolvem o poder original dele, assim como devolveram o do Hiro! poxa, uns personganes tao fodas, mal aproveitados assim, e triste, mas sou brasileiro e nao desisto nunca ehhe.
    abração Amanda
    http:://oamigodewigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Em primeiro lugar: parabéns Amanda pelo Blog.
    Tem uma coisa interessante com Heroes, os fãs não acham tudo maravilhoso. Somos críticos. A quinta temporada pode reservar bons momentos, desde que o roteiro seja traçado respeitando a inteligência do público, por que depois da 1ª temporada o que vimos foram roteiros oscilantes que em muitas ocasiões nos tratava como idiotas.
    O último episódio foi interssante. Sylar como herói pode ser uma faca de dois gumes, mas pode dar certo. Mas para isso os roteiristas não podem se esquecer dos poderes que ele adquiriu ao longo das temporadas. Será que se esqueceram que antes de matar Nathan ele tinha os poderes de Doyle? O fato dele ter se contido mostra que algo pode mudar, ou não. O negócio é esperar e ver o que a quinta temporada nos reserva. Sou crítico, acho que heroes é uma série fraca, mas acredito que podem dar uma última oportunidade para a série.
    O sonho seria chamar alguém como J.J Abrams para roteirizar a série e conseguir fazer algo como o rebolt de Star Trek ou Lost.
    Vamos ver o que o admiravel mundo novo nos reserva. ainda sou um Beliver!!!!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo10:07 AM

    É triste!
    Não faz muito tempo que eu vi um HEROES imponente e vigoroso.
    Hoje, caído aos trapos e embriagado na esquina.

    Pena!
    :(

    ResponderExcluir
  20. Anônimo10:32 AM

    A meu ver a temporada foi boa, porém com ressalvas que deixam um fã mais atento meio contrariado:
    - Núcleos de pessoas diferentes que só se encontrama cada dois ou três episódios.
    - Deram muita ênfase as vontades de samuel e do Carnival, mas dos personagens em si, foi totalmente moroso.
    - A personagem de tracy foi quase que inutilizada, cenas inuteis, conversas que nao sabemos o conteudo (a sua conversa com samuel) e o aparecimento do nada no ultimo episódio.
    - O papel de Mohinder parecem ser daqueles que só estão lá para cumprir com a cota étnica da produção..rsrs
    - As vezes nao entendo como funcionam os poderes de Peter, uma hora se manifestam (usa mais de um ao mesmo tempo) e outra hora..só um (loucura total).
    - E realmente me impressiona o papel de claire. Surpresas por ter deixado no ar sua sexualidade. Surpresa pela estupidez dessa "patricinha" que consegue se pôr em problemas e realmente se achar no direito de expor toda uma realidade ao mundo.
    Realmente foi uma temporada sem muita qualidade.
    Vamos assistir outra série enquanto isso..talvez volte com elogios..

    ResponderExcluir
  21. Vítor Vidal3:40 PM

    Parabéns pelo post. Realemnte, Heroes anda trazendo muita controvérsia, mas todos (tanto os que gostaram do que viram neste temporada quanto aos que já estão odiando a séria) concordam que a séria tem muito o que melhorar ou é melhor que se termine de uma vez. O autor se perdeu, não sabe mais que rumo dar à série, não sabe mais o que fazer com os personagens... é triste ver uma série que começou tão bem chegar nessa situação "arastada". A única coisa que mantém Heroes no ar são os fãs persistentes que ainda tem esperanças de que ela volta a ser como era antes.
    Esse último capítulo, ao meu ver, não teve surpresa nenhuma e fico a desejar nos efeitos especiais, assim como o final de Fugitives. Muito fraco. A cena que marca o início do próximo volume abre posssibilidade de explorar o futuro de caça aos que possuem habilidade, como foi visto nos outros volumes. Fica a esperança.
    P.S.: Não podia deixar de criticar a Claire como quase todos que comentaram aqui. Que garotinha mimada!!!! Tá na hora de enfiarem uma faca na nuca dela e deixar lá, cremar o corpo dela, sei lá... inventa um jeito de acabar com essa chata! rs

    ResponderExcluir
  22. Sou super mega fã dessa serie... mais fiquei bolado quando fiquei sabendo que nao tem a continuação do "O admiravel mundo novo" quase chorei na real kkkk!

    Sobre o Mohinder, acho que ele tinha que tar vivo, pois as "merdas" que ele fez nessas longas temporadas so ajudou muito a criar mais e mais episodeos...

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.