sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Romances: Onde Heroes errou?

Pra não dizer que Heroes errou em tudo vamos levar em conta uma coisa muito importante. A série tem como assunto central, pessoas descobrindo habilidades extraordinárias. Com uma temática de ficção científica, aventura, ação e drama, os relacionamentos amorosos são apenas coadjuvantes nisso tudo. Mas ainda assim é algo fundamental na vida de qualquer pessoa, e por isso não ficaria de fora mesmo da série.

O problema é que a equipe de produção de Heroes (roteiristas e produtores) é formada em sua maioria por homens que estão habituados a criar histórias dentro do universo da série (ficção científica, ação, etc). Não que o fato de serem homens prejudique a história nesse sentido, mas de fato há uma certa deficiência nesse enfoque, pois eles não são especialistas nisso. Tim Kring admitiu um erro ao apresentar essa nova fase na vida de Claire como numa série adolescente. Eles viram que os casais reunidos não tinham química e que não agradavam ao público. E por isso esses casais foram sendo separados. Por ironia do destino, os casais que não eram feitos para durar (como Hiro e Charlie, ou impossíveis como Claire e Peter) acabaram dando mais certo do que aqueles em que eles realmente apostaram. Não dava pra voltar atrás e fazer Charlie ficar com Hiro. Aliás, Heroes não quer criar “finais felizes” para o romance. Parte do argumento da série é mostrar como é difícil conviver com um poder, como ser diferente da maioria pode trazer tantos problemas às pessoas e a quem estiver ao redor dela.

Nos clássicos heróis dos quadrinhos, os relacionamento de super-heróis são sempre conturbados. Peter Parker apesar de se casar com Mary Jane sabe que eles nunca terão uma vida normal enquanto ele for o Homem-Aranha. Clark e Lois também passam por muitos altos e baixos. E são poucos os relacionamentos que realmente duram.

Olhando para o meio televisivo, todos sabem que lidar com relacionamento não é algo fácil. É difícil saber qual a dose certa entre estabilidade e instabilidade. Quanto tudo dá errado ficamos frustrados, quando tudo dá certo fica previsível e chato. Então qual seria o caminho correto? Podemos acreditar que ficar entre esses dois momentos é o mais recomendável. Citando um exemplo de como isso acontece na TV é só olhar para o que ocorreu na série Friends. De um lado tinha os “vai e vens” de Ross e Rachel e de outro a relação de Monica e Chandler sendo construída pouco a pouco, com seus altos e baixos. Qual foi a que mais agradou os fãs? Não foram os “vai e vem” com certeza.

Tendo isso em vista, Heroes não errou tão feio ao fazer tantos relacionamentos falharem. O que ainda é um problema, já que eles querem fazer apostas em coisas duradouras. O casamento de Noah Bennet e Sandra é um dos poucos exemplos que deram certo. Esperamos que na próxima temporada eles possam corrigir essa falha. O que francamente não sei se será possível, já que a temporada passada teve problemas em diversas áreas e essa com certeza, não é uma prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.