terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Revisitando ‘Redemption’



 Ontem dia 5 de janeiro, o volume de Redemption voltou as TV americanas com episódios inéditos. Até o momento já se passaram 12 episódios distribuídos em 11 capítulos, todos exibidos em 2009. Antes de assistir aos novos episódios vamos recapitular o que houve nesta quarta temporada.


Antes do início

A história por trás Redemption se inicia na terceira temporada, quando a série passou por uma de suas piores crises. Lembrando que a primeira temporada foi a mais bem sucedida em todos os sentidos, seja na opinião da crítica, dos fãs, ou mesmo pelos números da audiência. Heroes se tornou a série mais popular no canal NBC, que a algum tempo vem tendo pouca audiência em seus programas. Basta lembrar que o mesmo canal já teve sucessos estrondosos no passado como Friends e Seinfeld. Com essa preciosidade nas mãos o canal fez diversos planos para a série, mas isso será assunto para outro artigo.

A segunda temporada começou com força, mas logo foi se mostrando fraca, levando a audiência cair significativamente pela primeira vez. Temendo que a série perdesse seu sucesso a NBC iniciou a terceira temporada com grande alarde, mas a situação de Heroes apenas piorou. Foi no meio da segunda parte da temporada, com o volume de Fugitives que algumas mudanças positivas ocorreram de fato. O produtor-consultor da primeira metade da bem sucedida primeira temporada, Bryan Fuller, estava de volta a série para “colocar as coisas no seu devido lugar”. Bryan trouxe idéias interessantes a série, que pareciam corresponder com o que os fãs mais desejavam. A chegada de Fuller foi comemorada por fãs, mas sua atuação não durou muito tempo. Não se sabe ao certo o motivo real de sua partida. Uns dizem haver um “conflito de egos” com o criador da série Tim Kring, já que as mudanças propostas por Fuller agradou tanto aos fãs que Kring se sentiu menosprezado. A informação oficial é que Bryan Fuller já teria muitos outros projetos para cuidar, não sobrando tempo para se dedicar a Heroes.

Algumas propostas de Fuller foram seguidas até a quarta temporada, outras foram completamente esquecidas. A idéia de se focar mais no personagens e deixar outros elementos mais fantasiosos de lado foi colocada em prática. A promessa de ter Tracy Strauss como uma das principais vilãs da temporada foi por água abaixo. A primeira cena da nova temporada focava bem nisso, mas assim que o Volume 5 começou de fato pouco vimos de Tracy.


Chega o Carnival

A cena que abre o primeiro episódio de Redemption é a de Samuel enterrando seu irmão e fazendo um discurso ao pessoal do Carnival, uma espécie de circo mesclado a um parque de diversões, algo comum nos EUA. O discurso é inspirado e de certa forma tocante, dizendo que há outros como eles pelo mundo afora que deveriam estar se sentido perdidos, precisando estar próximos de semelhantes. Ou seja, a turma do Carnival é toda composta por pessoas de poderes, que agora resolvem buscar outros como eles para se unirem. Se unirem para quê? Agora sabemos que esse discurso de Samuel é um grande papo-furado, tudo para que ele pudesse reunir o máximo de pessoas com poderes possíveis e assim alcançar o potencial total de seu poder. Com isso ele provavelmente irá destruir o mundo. Sim, é hora de salvar o mundo pela quarta vez!

A trama de Samuel passou por seus altos e baixos e no momento ainda deixa dúvidas do que realmente pode acontecer quando o vilão reunir todas as pessoas que precisar para elevar seu poder. Acompanha com as histórias de outros personagens o que Samuel e o Carnival fizeram nessa temporada.



Disque Herói

Hiro e Ando tentam usar suas habilidades de forma eficaz criando uma espécie de “disque-herói”, oferecendo seus serviços para quem precisasse.A iniciativa gerou algum humor no começo, mas logo depois uma doença em Hiro muda totalmente o rumo das coisas.

Ele volta ao passado para corrigir um erro cometido em sua infância, influenciado por Samuel. Ele fez com que Ando derramasse um sorvete em sua irmã e assim ela começou a detestar Ando. Hiro consegue evitar que isso aconteça e assim Ando e sua irmã acabam se aproximando. Quando volta ao presente Hiro descobre que, com sua ação, Ando e sua irmã estão juntos a muito tempo. Com isso Hiro resolve consertar seus outros erros do passado, sabendo que não tem muito tempo de vida para ser um herói como queria.

Hiro adoece e revela que tem um tumor cerebral incurável. Deixando Ando para trás ele segue a sós sua jornada para corrigir erros do passado. Uma de suas primeiras tentativas é salvar um funcionário de sua empresa que se joga do alto do prédio depois de passar uma grande vergonha. Hiro volta no tempo diversas vezes mas não consegue evitar a morte do funcionário. Depois de tentar muito Hiro acaba conversando abertamente com o funcionário, conseguindo finalmente poupar sua vida. Depois de ir atrás de Peter e aguardar no hospital por uma possível cura, ele se lembra de Charlie e volta no tempo para salva-la. Hiro não só consegue evitar que Sylar mate Charlie, como também o força a retirar o aneurisma que ameaçava a vida de Charlie. Enquanto isso, Samuel também volta no tempo para atrapalhar Hiro, já que ele queria que Hiro fizesse algo para ele que implicasse numa viagem no tempo. Hiro dribla Samuel, mas quando finalmente tem Charlie salva a seu lado, ele a perde para Samuel, que a prende em algum lugar no tempo.

Hiro é forçado a voltar no passado e pegar um rolo de filme antigo que seria queimado por Mohinder Suresh. Mohinder havia procurado Samuel para conversar sobre seus poderes após assistir a um vídeo antigo gravado por seu pai, em que falava do nascimento de Samuel e da possibilidade de aumento de seu poder para algo destruidor. Mohinder conversa com Joseph, irmão de Samuel que sabia do perigo que poderia estar nas mãos do manipulador de terra. Joseph diz para Mohinder esquecer de tudo e destruir o filme. O detalhe é que Samuel ouviu toda a conversa e se revolta contra o irmão, provocando sua morte.

Samuel pede que Hiro volte no tempo e recupere o filme que Mohinder destruiu. Se ele não fizer isso, Charlie ficará presa no tempo para sempre. Hiro volta no tempo e pega o filme. Sabendo que Samuel iria matar Mohinder em seguida ele dá um jeito de proteger o amigo e o isola mais tarde num sanatório, já que Mohinder se recusa a se esconder, comprometendo a vida de Charlie. Hiro cumpre seu trato, mas Samuel não diz onde Charlie está, exigindo que Hiro trabalhe mais para ele. Hiro passa a morar no Carnival e acaba revelando a Lydia, numa volta ao passado, quem foi o verdadeiro assassino de Joseph. Ao contar o que houve para Edgar, Lydia acaba criando um conflito entre Samuel e Edgar, que tem que fugir para se manter vivo. Edgar acaba recebendo a culpa na morte de Joseph.

Sabendo que Hiro viajou no tempo e o viu matando Joseph, Samuel manda um dos membros do Carnival apagar as memórias recentes de Hiro. Quando ele termina de fazer isso, Hiro diz coisas sem sentido e desaparece.



O Nathan-Sylar e a saga de Matt

Um dos grandes erros da temporada passada foi a morte de Nathan. Pior que isso foi colocar a memória do falecido no corpo de Sylar, para que agisse como tal. Logo de cara Nathan demonstra alguns sinais de Sylar e sua situação é de permanente risco.

Enquanto isso, o que seria uma memória de Sylar, vive na mente de Matt para importuna-lo. Querendo seu corpo de volta, este Sylar começa a tornar a vida de Matt impossível, criando ilusões com o poder do próprio Matt, o levando a cometer erros em seu trabalho. A presença de Sylar também atrapalha a vida familiar de Matt, que trata o uso de seu poder como o uso de uma droga, tentando evita-la a todo custo. Quando ele pensa que finalmente se livra de Sylar ao se embebedar, o jogo vira e Sylar assume o controle do corpo de Matt. O objetivo agora é recuperar seu corpo e se vingar de todos aqueles que contribuíram para que ele ficasse naquele estado. Nesse ponto notamos que Sylar já não tem mais o que fazer na série, mais uma vez.

A consciência de Nathan no corpo de Sylar começa a se confundir quando descobre poderes que começam a “surgir do nada”. Nathan tenta descobrir o que está acontecendo e Angela lhe entrega objetos do seu passado. Sem saber, ele faz uso de um dos poderes de Sylar e fica sabendo da história desses objetos. Acaba descobrindo que uma de suas namoradas do passado morreu acidentalmente e ele e sua mãe encobriram a morte. A mãe da antiga namorada é uma socialite amiga de Angela. Nathan sofrendo uma crise de consciência, conta a Millie, amiga de Angela, o que realmente houve com sua filha. A socialite manda alguém matar Nathan. Morto e enterrado, Nathan ressurge sob a forma de Sylar, mas sem nenhuma memória. Preso, ele descobre seus poderes e acaba fugindo, indo se refugiar no Carnival. Lá Samuel tenta perssuadi-lo, lhe prometendo trazer suas memórias de volta através de um dos membros do parque com esse poder. Ele vê as lembranças de Sylar, suas mortes, suas atrocidades, mas não reconhece nenhuma como sua. A memória de Nathan acaba voltando e ele foge do Carnival.

Sylar, no corpo de Matt, segue para Nova Iorque para procurar Peter e assim poder recuperar seu corpo. Matt se nega a revelar a Sylar onde está seu corpo. Quando Sylar tira a vida de uma pessoa, Matt começa a ceder e conta a verdade. Antes de Sylar conseguir recuperar seu corpo ele faz diversas tentativas de impedi-lo, até mesmo atentando contra sua própria vida. Depois de baleado por policiais diversas vezes, diante de uma falsa ameaça, Matt-Sylar é hospitalizado, recebendo a visita de Peter e de Nathan. A essa altura Nathan já imagina é apenas uma sombra vivendo num corpo estranho e não vê mais sentido em sua vida.


O heróico Peter

O único que de fato está fazendo jus ao nome da série é Peter, que usa o poder de Mohinder para ajuda-lo a salvar vidas como paramédico, função que ele começou a exercer em Fugitives e que foi interrompida (e de certa forma esquecida) com a caçada de Danko.

Peter consegue o poder da velocidade, ao lutar com Edgar numa das melhores cenas da temporada. Com isso melhora seu desempenho no trabalho, chegando mais rápidos até as vítimas. Mas isso também levanta suspeitas. Vivendo isolado, Peter acaba não dando quase nenhuma atenção a sua família e recebe até mesmo a recomendação de Noah a não viver tão só. Mas ele conhece Emma, uma funcionária do hospital que esconde sua deficiência auditiva com o uso de fones de ouvido. Emma começa a descobrir que tem poderes e Peter acaba absorvendo o poder da moça sem querer, revelando o segredo de ambos. Peter começa a ficar amigo de Emma e ajuda a aceita-la sua habilidade. Emma é uma estudante de medicina que desistiu da carreira por motivos que só vieram a tona no meio da temporada.

Peter é abordado por Samuel, que finge ser uma das vítimas resgatadas por Peter e o processa por ter deslocado seu ombro. Na verdade Samuel quis apenas se aproximar de Peter para persuadi-lo e lhe passar num aperto de mão, a tatuagem de uma bússola.

Peter se aproxima mais de Emma, que acaba descobrindo algo mais em seu poder, quebrando parte da parede de seu apartamento. Ela recebe um violoncelo de fonte desconhecida e pensa ser Peter o responsável pelo presente. Peter recebe a visita inesperada de Hiro, que passa mal na sua frente e é internado no hospital onde Emma trabalha. Tentando ajudar Hiro, Peter pega o poder de teletransporte e pede que o amigo japonês converse com Emma sobre como aceitar ser uma pessoa com poderes.

Peter vai até Noah para buscar em seus arquivos pelo perfil de uma pessoa com o poder de cura. Eles encontram Jeremy Greer, um jovem problemático que tem seu poder de cura convertido em poder de morte, matando seus pais sem querer. Depois de alguns problemas, Peter pega o poder de Jeremy e vai até Hiro. Mas nesse momento Hiro já havia partido para salvar Charlie mais uma vez.

Emma começa a ajudar alguns pacientes no hospital com suas habilidade médicas, recebendo até a ajuda de Peter. Quando as coisas pareciam normais para Peter, Nathan aparece fugido do Carnival. Ele vai com Peter até o senado, tentando descobrir o houve durante todo o tempo que ficou sem memória. Rene, o “Haitiano” aparece diz a Peter onde está o verdadeiro corpo de Nathan, mas Peter não entende o que está acontecendo. Nathan toca em seu corpo morto e absorve suas ultimas memórias, começando a entender então sua verdadeira situação. Sabendo o que houve com Matt, Peter e Nathan o procuram, e ele diz aos irmãos Petrelli que Nathan está morto. Sylar assume o corpo de Matt mais uma vez e tenta convencer Nathan de toca-lo, assim tudo voltaria ao normal. Nathan quer acabar logo com isso, Peter não quer deixar, mas sem querer Nathan toca na mão de Matt, Sylar entra novamente em sua mente, e Nathan pega Peter e foge do hospital.

Peter e Nathan se juntam a Angela num jantar de Ação de Graças, uma tentativa de arrancar a verdade sobre o que houve com Nathan. Depois de se negar a dizer algo, Angela confessa a verdade, dizendo que nada deveria mudar. Sylar assume seu corpo novamente, fazendo uma referência ao que houve na primeira temporada dizendo que Peter jamais deveria ter ido ao Texas (quando ele impede que Sylar roube o poder de Claire).

Sylar tenta matar Angela abrindo sua cabeça, mas a memória de Nathan que ainda está lá não deixa isso acontecer e dois começam a lutar pelo controle do corpo. Nathan vem à tona novamente e foge para longe. Peter decide acabar de vez com Sylar para que apenas Nathan possa viver naquele corpo. Ele arma um plano pegando o poder de Rene e se munindo de injeções e sedativos.

No hospital Sylar pega Peter de surpresa, transmorfado numa enfermeira. Peter foge e começa a usar o poder do Haitiano, bloqueando todos os poderes de Sylar. O dois brigam de igual para igual, sem poderes. Peter chega a pregar Sylar numa tábua para que ele libere Nathan. Com Nathan de volta ao controle (mesmo com seus poderes bloqueados o de transmorfo funciona) Peter tenta convence-lo a ficar de vez no corpo de Sylar.

Nathan se recusa a ficar, diz já não ter forças para lutar contra Sylar, e no mesmo lugar em que Peter se jogou para tentar voar (na primeira temporada) Nathan se joga do alto do prédio após se despedir de Peter e deixar Heroes de vez. Sylar retoma sua consciência e foge.


Noah, Angela e a Cia

Noah Bennet estaria se preparando para as ações de uma nova Companhia liderada por Angela Petrelli. Mas isso nunca chegou a acontecer. Ele é atacado por Tracy e salvo por Danko, que promete continuar a caçada por conta própria.

Bennet ajuda Tracy e assim se aproxima dela, de certa forma. A estranha amizade entre eles acaba sendo esquecida e uma colega de trabalho do passado aparece novamente. Lauren Gilmore é uma ex-agente da Companhia que gostava de Noah, mas que preferiu ter sua memória parcialmente apagada depois de ser rejeitada por ele. Lauren aparece novamente num episódio de ação de graças, criando uma certa tensão entre Noah e Sandra, agora sua ex-esposa.

Noah consegue unir diversas evidências e informações sobre Samuel e quando pretende mostrar a bússola que estava com Danko para Lauren descobre que ela foi roubada por Claire. Nesse momento ela se encaminha para o Carnival e Bennet liga deixando uma mensagem, para que ela pare onde estiver. Lauren, que trabalha na CIA, ajuda Bennet a saber onde Claire está pelo sinal de seu celular.

Samuel manda Eli, um membro do carnival que pode se multiplicar em várias outras pessoas (todas ilusórias) pegar os arquivos da Primatech que Noah possui. Eli invade o apartamento quando Noah está com Lauren tentando encontrar Claire. Ele consegue pegar todos os arquivos quando Bennet e Lauren são acuados até o banheiro.


A ‘vingança’ de Tracy

Depois de matar alguns de seus alvos, Tracy tenta matar Noah, mas quando é impedida por Danko acaba ouvindo a conversa dos dois, revelando que Noah não pretende caça-la como Danko. Com isso Tracy resolve conversar com Bennet e contar sobre sua vontade de vingança.

Quando Tracy vai até Danko descobre que Noah conseguiu fazer o caçador perder a memória (através do Haitiano provavelmente) e desiste de mata-lo. O atirador de facas do Carnival, Edgar, vai até Danko buscar uma bússola de Samuel, mata o caçador e é surpreendido por Tracy. Ele tenta mata-la mas não consegue e ela se salva congelando o braço dele.

Tracy então resolve voltar a sua antiga profissão, como assessora do governador Malden. Quando se reencontra com o governador ela revela que quer fazer algo de bom através da política e não apenas agir em benefício próprio. O governador quer apenas que Tracy volte para sua antiga função e ela acaba desistindo de trabalhar com ele. Quando é contrariada por Malden, Tracy começa a perder o controle de seus poderes.

Tracy só volta a cena quando Bennet a chama para ajudar Jeremy, o garoto com poder de cura. Tracy consegue ajudar a princípio, mas quando não tem o que fazer acaba perdendo o garoto para um grupo de justiceiros da região que o matam de forma cruel.

Samuel se aproxima de Tracy e a apresenta ao Carnival. Ele diz que lá será um lugar onde todos aqueles com poderes poderão chamar de lar. Tracy fica balançada, mas ainda não se decide. Depois de saber que Jeremy foi morto, Samuel remove a terra que estava embaixo da delegacia de polícia onde o rapaz estava preso e derruba o lugar.

Tracy procura por Bennet e acaba encontrando Claire, que de certa forma a ajuda a lidar com seu poder, que está fora de controle mais uma vez. Ela conta a Claire sobre a oferta de Samuel e acaba cogitando a possibilidade de se unir ao Carnival. Tracy liga para Samuel e eles conversam sobre o que Tracy pode fazer com o grupo.


A nova Claire

No primeiro episódio Claire vai para a faculdade, se mudando para um dos dormitórios do campus da universidade. Ao encontrar sua colega de quarto Annie, ela se depara com uma pessoa que planejou o que fazer em quase toda sua vida a partir daquele momento. De certa formou mostrou que agora pode ser o momento em que Claire irá finalmente amadurecer.

Ela conhece Gretchen, uma aluna que representa totalmente o oposto de Claire, socialmente. A amizade que a princípio parece suspeita, principalmente depois da morte de Annie, acaba se tornando mais intensa quando Gretchen revela seus reais sentimentos por Claire. Além de descobrir que Claire tem poderes, Gretchen acaba se envolvendo na trama de Samuel para fazer Claire querer se unir ao Carnival. Becky, “sobrinha” de Samuel, é a responsável pela morte de Annie e por quase matar Gretchen, tudo para fazer Claire se sentir mal na faculdade. Samuel vai até Claire e fala sobre o Carnival. Mais tarde, com a ajuda de Gretchen, que pouco antes havia fugido, Claire vai até o Carnival, contrariando totalmente os conselhos de seu pai. Ela acaba sendo convencida de que talvez aquele seja seu lugar. Gretchen acaba achando que o Carnival tem algo de errado, mas Claire decide ficar, ainda mais depois de encontrar Eric Doyle e receber boas recomendações do lugar. Samuel confessa a Lydia que seu objetivo principal não é trazer Claire para seu lado, deixando a entender que ela é apenas uma isca para outra pessoa, seja Peter, Noah, Angela ou outros, se aproximar do Carnival.

6 comentários:

  1. Anônimo4:51 PM

    oi vc sabe se a gretchen vai estar nesta nova temporada??? adorei ela

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:39 PM

    Apos assistir uns alguns episodios vejo que Heroes é um grafico em um momento decrescente. Não chega proximo a 1º Temporada, e segue com erros recorrentes e tramas previsiveis. É lamentavel já que um dia foi uma grande Série. Então mais um vez um VIVA a roteristas fracos sem criatividade que deveriam continuar em greve desde que isto melhora-se a criatividade dos mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:27 AM

    Eu gostaria de saber qual é a explicação do poder do Peter ter mudado, eu me pergunto desde a vez que ele injetou a fórmula, como Mohinder disse cada pessoa possui a capacidade de ter um poder, portanto, ao injetar a fórmula era pra ter voltado a ter o mesmo poder, mas na verdade teve um poder mais limitado.
    Eu me pergunto se não foi uma maneira de tornar um poder não tão forte quanto era, e só pode ser isso, porque não há uma explicação e não vejo nenhum fã comentando sobre isso, apenas eu achei essa mudança horrível?

    ResponderExcluir
  4. Lucsrawr7:45 PM

    eu pensei a mesma coisa sobre o Peter...mas imagina se ele fosse no carnival,com o poder antigo,ele ia vira mais que um deus :O,apesar que realmente não teve sentido ele perder os poderes

    ResponderExcluir
  5. Lucsrawr7:48 PM

    ah e outra coisa,isso faz sylar ser definitivamente o mais forte da série,se ele usasse todos os poderes dele,ou os mais fortes,ele poderia 'dominar o mundo' :O

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:49 PM

    A, mas falando dele ir no carnival, se você nem é a quantidade de poder que torna eles fortes, porque o Sylar so com a telecinese humilha todo mundo, mas que seria bem robado seria.
    Eu percebi uma coisa também com a mudança do Peter, antes quando ele tinha o poder original ele era bem bobão, não sabia usufruir da sua capacidade, o que até serviu para balancear; já com a mudança de poder ele mudou um pouco psicologicamente, ficou mais sensato.
    Outra coisa também é que a mudança do poder dele deveria ter gerado um espanto ou alguma forma de conversa com os outros, quando o Peter passou a ter que tocar nos outros eles nem falaram nada, nem comentaram é como se fosse assim desde sempre.

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.