sexta-feira, 2 de março de 2007

Review 1x01 - "Genesis"

O primeiro episódio de Heroes introduz a história de 9 de seus 11 protagonistas, passando por 4 diferentes cidades. A apresentação de cada cidade e personagem é feita com mensagens na tela em letras que lembram as fontes de histórias em quadrinhos. Mas as referências aos quadrinhos não param por aí.

Por Amanda Pina


O título e sua relação com a trama

O título “Genesis” carrega diversos significados que podem ser ligados à série. Gênesis é o primeiro livro do Pentateuco na Bíblia Cristã (antigo testamento), no Judaísmo é a primeira parte do Torá e se chama Bereshit. O livro atribuído a Moisés conta a origem da vida, que é lembrada na série com a evolução humana.

A evolução humana é chave para a explicação do surgimento de seres humanos com habilidades especiais, os heróis em questão. Seria uma alteração no DNA humano, resultado de anos de seleção natural, que faria a diferença desses seres especiais aos demais. Uma teoria bastante parecida com a apresentada na série em quadrinhos (filmes, desenhos e afins) X-Men, que atribui esses poderes a uma mutação no cromossomo X. Há uma outra menção aos X-Men neste episódio, quando Hiro revela saber a forma do tempo/espaço.


Os Heroes de NY

É no sonho de Perter Petrelli, em Nova York, que adentramos ao universo de Heroes. Peter se vê pulando de um prédio e logo em seguida voando pelos céus da cidade. Ao mesmo tempo temos a narrativa do Indiano Mohinder Suresh, um professor universitário que tentará desvendar os mistérios que envolvem estes “seres especiais”, que fala sobre a evolução humana.

Peter é um sujeito comum, irmão de um candidato ao senado americano e filho de um rica senhora. Mas Peter prefere buscar seus próprios propósitos na vida do que viver da fortuna da mãe ou na sombra de seu irmão. Ele é um enfermeiro que atende à domicílio doentes terminais. O sonho de Peter o instiga a questionar seu papel no mundo, levando-o a crer que foi predestinado a fazer algo extraordinário. O sonho que se repete sempre agora se torna diferente, pois Peter vê seu irmão Nathan parado aos pés do prédio de onde ele pula.

Nathan, um político ambicioso é candidato ao senado de Nova York e por estar tão exposto à mídia se preocupa ao extremo com a sua imagem e a de sua família. Aparentemente Nathan demonstra ser egoísta e arrogante, mas a revelação de que ele também é um “ser especial” pode mudar sua relação com Peter. É com o confrontamento da verdade buscada por Peter que fecha o episódio deixando mais expectativas no ar.

Outra pessoa importante ligada a vida de Peter é Simone Deveraux, filha de um de seus pacientes por quem ele começa a ter um interesse romântico. Simone é namorada de outro “heroe” Isaac Mendez, um pintor que pinta em suas telas o futuro. Seus quadros terão grande importância para a trama de Heroes, servindo como um guia para os próximos passos de seus protagonistas.


Claire Bennet, Odessa

Claire é uma adolescente de 16 anos que tem o poder da regeneração. Assim como Peter, Claire começa a questionar seu destino, mas já sabendo de seu poder, ao contrário de Peter. Ela conta com a ajuda de um aluno “nerd” de sua escola para por em prova suas habilidades. O início da amizade de Claire e Zach marca o amadurecimento da típica líder de torcida popular. Seu pai, o misterioso “homem dos óculos de duas cores” também liga a personagem aos demais heróis da série.


Mohinder Suresh, o outro lado da moeda

Se por uma lado temos o misterioso e possível “vilão” pai de Claire pesquisando os Heroes, por outro temos o indiano Mohinder Suresh, filho de um cientista que há anos estuda os fenômenos do “seres especiais” rastreando suas localizações. Mohinder não possui nenhum poder, mas a morte repentina de seu pai, que estava em Nova York, em função de sua pesquisa, o faz seguir o mesmo caminho deixado por ele.


Niki Sanders, Las Vegas

Niki, a jovem mãe de Micah, possui o mais intrigante e misterioso poder (até o momento). Ela percebe em sua imagem no espelho que possui uma espécie de segunda personalidade que convive com ela. A outra Niki além de ser extramente forte é fria e cruel, ao contrário do que ela normalmente é. Suas dívidas com Linderman, um poderoso homem de negócios, ainda vai dar muito trabalho para a loira. Linderman também é mencionado por Nathan, em sua primeira cena no episódio, ao falar no telefone. As ligações entre os personagens é tão forte, quanto a que acontece em Lost, por exemplo. Destaco também Micah, o esperto filho de Niki. É o tipo de criança que é inteligente sem ser chata. O personagem vivido pelo garoto Noah Gray-Cabey, é bastante semelhante a um outro que ele interpretou na série My Wife And Kids (transmitida no SBT com o nome de “Eu a Patroa e as Crianças”). Franklin era um menino superdotado apaixonado por Kady, a filha do pai da família, Michael.


Hiro Makamura, Tóquio

Hiro é com certeza o personagem mais simpático da série, e provavelmente o mais popular. O empolgado japonês descobre ter o poder de parar o tempo e viajar por ele. Hiro também consegue se teletransportar, demonstrando ser um dos mais poderosos heroes. Trazendo um evidente toque de humor, ele tenta convencer seu amigo do trabalho, Ando, de que tem poderes. Outro traço que fica evidênte em Hiro, é que ele se compromete a usar seus poderes com responsabilidade e não apenas para benefício próprio, como sugere Ando. Todo o contraste de sua animação ao tedioso cenário de Tóquio apresentado, demonstra como Hiro encara sua vida e porque ele irá lutar para descobrir mais sobre sí próprio.


Outros personagens ainda serão explorados, mas a princípio podemos dizer que Heroes é uma série que empolga e promete. Sua trama demonstra ser bem amarrada e seus personagens profundos.

Um comentário:

  1. Olá Amanda,
    Gostei muito do seu review do primeiro episódio!!!
    Estou há muito tempo procurando um blog que fale de heroes, já estou esperando o ep 19, gostaria de ler sobre a trama, sobre os mistérios, sobre o que achamos que vai acontecer... e sua review foi um bom pontapé inicial!!!
    Já estou ansiosa pela review do segundo ep!!

    Bjins

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.